Vereadores participam de palestra sobre fiscalização de contas públicas

 A Câmara Municipal de Taboão da Serra vem implantando nos últimos 18 meses profundas mudanças que visam aproximar o Poder Público da população, aumentar cada vez mais a transparência no serviço público, melhorar a interlocução com os movimentos sociais, além de capacitar os vereadores e servidores municipais.

Na semana passada, os vereadores e servidores efetivos da Câmara Municipal participaram de uma palestra sobre “Fiscalização das Contas Públicas”, promovida pela Escola Paulista de Contas, do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo. Os cursos são transmitidos online para diversas cidades do estado.

 Segundo o presidente da Câmara Municipal, Eduardo Nóbrega, as palestras foram muito informativas e importantes para o Poder Legislativo. “Os vereadores entenderam o propósito e participaram desse curso para capacitar os agentes políticos. Sabemos que os vereadores são escolhidos pela população, mas não é regra que ele seja especialista em administração pública, muitas vezes falta conhecimento técnico e isso só pode ser suprido com essas aulas e com essas informações”, afirmou.

TCE apresentou duas palestras, uma mais genérica sobre as competências dos vereadores e dos poderes municipais e no papel do Legislativo na fiscalização das contas públicas municipais. A segunda palestra focou no sistema de controle interno das Câmaras que incentiva a participação social sobre o Poder Público.

Nóbrega afirmou que a Câmara Municipal de Taboão da Serra possui há alguns anos um funcionário efetivo que exerce o controle interno. No início deste ano, através de um ato normativo foi criado um sistema de controle interno, composto por três funcionários efetivos. “Queremos melhorar cada vez mais a nossa busca do controle dos gastos públicos nos moldes que o TCE vem orientando”.

Participaram da palestra os vereadores Eduardo Nóbrega, Joice Silva, André Egydio, Carlinhos do Leme, Eduardo Lopes, Cido, Ronaldo Onishi e Marcos Paulo.

 

Foto e Texto: Eduardo Toledo