Vereadores de Taboão participam de treinamento da Conam sobre Emendas Impositivas

Na manhã de sexta-feira, 25/10, foi realizado no plenário da Câmara Municipal de Taboão da Serra um treinamento específico sobre emendas impositivas realizado pelo economista e diretor geral da Consultoria em Administração Municipal (Conam) Walter Penninck.

O encontro foi conduzido pelo presidente da Casa de Leis, vereador Marcos Paulo e teve a participação dos vereadores Dr. André da Sorriso, Dr. Eduardo Nóbrega, Érica Franquini, Professor Moreira e Rita de Cássia. Do Poder Executivo estiveram presentes o secretário da Fazenda, Adelço Bührer Júnior, de Planejamento Dr. Robson Neves, funcionários da prefeitura e da Câmara.

O presidente da Câmara, vereador Marcos Paulo, salientou a importância do treinamento para os vereadores e o quanto foi valiosa e enriquecedora a explanação do diretor da Conam. “Hoje tivemos uma grande e verdadeira aula sobre orçamento e emendas impositivas. Foi um grande privilégio receber o presidente da Conam, Walter Penninck e sua equipe que trouxeram informações valiosas para enriquecer nossos conhecimentos. A Emenda Impositiva é um novo dispositivo que aumenta a representatividade do Poder Legislativo e agradecemos a oportunidade”, concluiu o presidente informando que o treinamento está disponível no canal oficial da Câmara no Youtube através do link https://www.youtube.com/watch?v=qJAu2iLYJ-g&feature=youtu.be.

O diretor geral da Conam, Walter Penninck parabenizou o presidente e ressaltou a importância do relacionamento harmonioso entre os poderes. “É importante a iniciativa da Câmara Municipal de Taboão da Serra abrir um diálogo com o Executivo numa matéria tão importante como é o Orçamento e agora mais com a Imposição, ou seja o vereador foi blindado com a Emenda Constitucional que permite a ele apresentar uma emenda impositiva ao orçamento. É a oportunidade do vereador interagir com o seu reduto eleitoral, ele tem direito agora individual de fazer uma emenda e isso é muito produtivo.”

O vereador Eduardo Nóbrega também elogiou o presidente da Câmara e o prefeito de chegarem a um entendimento de que o orçamento é uma peça de fundamental importância para o município.  “A população de Taboão da Serra ficará satisfeita com a ação da Câmara Municipal na aprovação do orçamento para 2020”, garantiu.

Reunião de Trabalho, quarta-feira, 30/10 às 10h

O presidente da Comissão de Finanças e Orçamento, vereador Dr. André da Sorriso convidou os secretários da fazenda, planejamento e a equipe da Conam para uma reunião de trabalho na quarta-feira], 30/10, às 10h para dirimir dúvidas dos vereadores sobre o tema. “O treinamento foi altamente esclarecedor sobre as partes legais, como pode ser feito, como devem ser feitas as emendas impositivas. Logicamente ficaram algumas dúvidas que serão dirimidas a partir da semana que vem”.

Outubro de 2019
Foto: Leandro Barreira / Divulgação / Imprensa CMTS
Legenda: Os vereadores de Taboão da Serra receberam treinamento do presidente da Conam sobre emendas impositivas