Vereadores de Taboão da Serra participam da elaboração do Plano de Mobilidade

Os vereadores de Taboão da Serra participaram do início da discussão para elaboração do Plano de Mobilidade destinado a discutir e organizar a questão da mobilidade em âmbito municipal. A discussão atende a Política Nacional de Mobilidade Urbana e a Lei 12.587/2012, que estabelece a obrigatoriedade de elaboração do Plano de Mobilidade com o objetivo de melhorar as condições de deslocamento.

A presidente da Câmara, vereadora Joice Silva e os vereadores Dr. Eduardo Nóbrega, José Aparecido Alves, o Cido e Dr.Ronaldo Onishi participaram da audiência pública chamada pela Secretaria Municipal de Transportes de Taboão da Serra no dia 26 para discutir o tema. Os vereadores participaram dos grupos temáticos e ajudaram na construção das propostas. Para eles a mobilidade é tema essencial no presente e no futuro da cidade.

“A cidade precisa de um projeto viável de mobilidade urbana. A participação popular nessa discussão é essencial para gente poder trazer para  dentro da discussão os transtornos diários enfrentados pelos moradores. Discutimos no grupo as diversas barreiras que a população enfrenta. Temos que discutir melhorias nas calçadas, recuos nos pontos de ônibus, acessibilidade e tantos questões essenciais”, observou a presidente Joice Silva.

O vereador Dr. Eduardo Nóbrega classificou a iniciativa como essencial e avaliou que é necessário planejar o futuro.  “Participei da discussão sobre ciclovia onde o nosso desafio é aliar segurança e utilidade. A grande crítica que se fazia a ciclovia anterior era não ligar nada a lugar nenhum. Fizemos uma proposta de ciclofaixa com ampla utilização”, afirmou Eduardo Nóbrega.

O vereador Dr. Ronaldo Onishi participou do grupo temático que debateu tráfego de passagem e os gargalos existentes no município. Já o vereador Cido escolheu participar do grupo que tratou da infraestrutura do transporte público onde foram abordadas questões como ampliação de número de linhas, reestudo de rotas, criação de terminais, recuos, bilhetagem eletrônica e integração.

O objetivo da audiência foi apresentar como serão conduzidos os estudos que irão subsidiar o Plano de Mobilidade e desencadear o processo de formação do Conselho Gestor de acompanhamento.

“Pensar em mobilidade urbana significa garantir o acesso a todos cidadãos aos bens e serviços que a cidade oferece, sendo fundamental que a ocupação da cidade ocorra de forma a proporcionar a articulação das pessoas com seus locais de emprego, escolas, hospitais, praças e áreas de lazer, por exemplo”, afirmou Frederico Rodrigues, doutor na área de transporte pela UFRJ.

De acordo com o secretário de Transporte Gerson Brito, o Plano de Mobilidade (PlanMob) é instrumento orientador das ações em transporte coletivo, individual e não motorizado que deverão ser conduzidas pela administração municipal para atender às necessidades atuais e futuras de deslocamentos da população de Taboão da Serra.

“O objetivo do PlanMob é propor uma série de intervenções físicas, operacionais e de políticas públicas, de uma forma articulada e sistêmica, buscando maximizar os benefícios para toda a sociedade e explorando as potencialidades de cada um dos componentes do sistema de mobilidade”, afirmou Gerson Brito.

Entre as diretrizes observadas durante a elaboração do Plano de Mobilidade Urbana estão a participação da sociedade organizada, abordagem de todo o sistema viário – ruas, calçadas e ciclovias, priorização do Transporte Coletivo em relação ao individual, acessibilidade, conforto e segurança para todos, regulamentação do Transporte de Cargas e Expansão urbana sustentável.

As propostas que vão constar no Plano de Mobilidade começaram a ganhar corpo na audiência pública, nos grupos temáticos de composição mista que foram formados no Cemur, com a participação de vereadores, membros da sociedade civil, deficientes físicos e outros. Entre os temas debatidos por eles estão infraestrutura de pedestres, de veículos, de transporte coletivo, de ciclovia, barreiras físicas e tráfego de passagem.

Quem desejar contribuir com o Plano de Mobilidade de Taboão da Serra poderá fazê-lo por meio dos emails mobilidade@taboaodaserra.sp.gov.br e mobilidadetaboao@imtraff.com.br.

____________________________________________________________________________________________________________________________

Legenda: Plano de Mobilidade contou com a participação da presidente da Câmara, Joice Silva e dos vereadores Dr. Eduardo Nóbrega, Dr. Ronaldo Onishi e Cido