Vereadora Luzia Aprígio quer campanha de desratização em Taboão da Serra

O projeto de lei da vereadora Luzia Aprígio, que prevê uma campanha permanente de desratização, foi aprovado por unanimidade no início de outubro, durante sessão da Câmara Municipal de Taboão da Serra. Após a publicação da lei, Luzia Aprígio espera que a campanha seja implantada efetivamente pela prefeitura.

Segundo a vereadora, os moradores que vivem principalmente próximo dos córregos vêm reclamando do aumento do número de ratos. “Sabemos que esse problema atinge toda a cidade, mas principalmente próximos de rios a incidência é maior ainda e o Poder Público pode realizar uma campanha de desratização o mais rápido possível”, disse.

O projeto prevê ainda uma campanha de conscientização, a limpeza de terrenos visando diminuir o acúmulo de lixo e objetos que favoreçam o abrigo dos roedores e a fiscalização mais rígida para que não sejam depositados alimentos em terrenos e ou imóveis vazios, e também, em bocas-de-lobo.

“A existência de ratos é visível e nos últimos anos vem aumentando muito o número de notificações, a possibilidade de transmissão de doenças como a leptospirose é muito grande, principalmente, em épocas de chuvas, que vão começar dentro de dois meses”, lembrou a vereadora.

Luzia Aprígio disse também que “mais importante que o combate efetivo, é a orientação e a educação, principalmente nas escolas, para que nossas crianças tenham noção da rápida proliferação desses animais, que o fator primordial disso é a abundância de alimentos e da nocividade”.