Vereador Ronaldo Onishi participa evento de boas vindas ao Cônsul Geral do Japão no Brasil


O vereador Ronaldo Onishi foi convidado para participar da solenidade de boas vindas ao cônsul-geral do Japão Takahiro Nakamae, realizada no dia 11 de junho, no Salão Nobre da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social (Bunkyo). O evento contou com a participação de dezenas de entidades representativas da comunidade nipo-brasileira. A homenagem foi promovida pela Bunkyo. São Paulo concentra a maior população nikkei fora do Japão. Na homenagem ela foi representada por vereadores, deputados, empresários e diversas autoridades de origem japonesa, entre elas o Presidente da Toyota do Brasil Koji Kondo. 

“É um orgulho muito grande ser convidado a participar de um evento desse porte com pessoas tão representativas. Nossa comunidade prima pela organização, valorização da cultura e dos antepassados”, afirmou o Veerador Ronaldo Onishi depois de desejar ao cônsul japonês uma gestão profícua. 

De acordo com o cônsul-geral Takahiro Nakamae 2015 é um ano estratégico para a relação entre o Japão e o Brasil. Ele lembrou que neste ano é celebrado os 120 anos do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação entre Brasil e Japão e os 107 da imigração japonesa para o Brasil. O cônsul lembrou a importância dos imigrantes e seus descendentes na história e desenvolvimento do País e o ano de 2014 foi muito importante na relação entre os dois países. 

“Após 10 anos servindo ao consulado japonês no Brasil agradeço essa oportunidade. Como diplomata tive a oportunidade de aprofundar o conhecimento sobre a história da comunidade japonesa no Brasil e agora quero contribuir para valorizar e manter viva a cultura dos nossos antepassados”, declarou. 

Formado em Direito, Takahiro Nakamae, de 53 anos, veio para o Brasil em setembro de 2013 e ocupava o cargo de ministro Encarregado de Negócios da Embaixada do Japão. Antes de desembarcar em solo brasileiro esteve por dois anos nas Nações Unidas em Nova York.