Vereador Manoel Nezito cria Projeto para atendimento a alunos com necessidades especiais

O Projeto de Lei 047/2022 de autoria do vereador de Taboão da Serra, Manoel Nezito, visa em âmbito municipal a criação do “Programa de Acompanhamento Integral de alunos com dislexia, Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), altas habilidades e outros transtornos de aprendizagem”.

Os alunos de ensino infantil e ou fundamental da rede pública ou privada de Taboão portadores dessas necessidades especiais, apresentadas na Lei, passam a ficar amparados através deste projeto possibilitando assim mais um canal de acompanhamento, tratamento e assistência integral aos educandos e familiares.

De acordo com o vereador Nezito a implantação desse programa na rede de ensino é para que as escolas e os educadores possam ter um respaldo maior para o desenvolvimento do aprendizado com esses alunos. “Queremos aumentar o leque de atendimento por meio da Secretaria de Saúde do município. Criar canais onde os familiares possam buscar ajuda. Possibilitar aos profissionais de educação a capacitação para identificação precoce de possíveis casos de TDAH e outros transtornos de aprendizagem”, disse o vereador.

Segundo a Associação Brasileira de Dislexia (ABD), a dislexia é o distúrbio de maior incidência nas salas de aula e atinge entre 5% e 17% da população mundial. A ABD define dislexia como um distúrbio ou transtorno de aprendizagem na área da leitura, escrita e soletração.

“Apresentei a Lei exatamente para que possamos abordar esse tema de suma importância que pode sim limitar o desenvolvimento nos estudos e na carreira das pessoas levando a sérios problemas como o abatimento e à depressão”, enfatizou o vereador Nezito.

Setembro de 2022

Foto: Leandro Barreira / Divulgação / Imprensa CMTS

Legenda 01: Projeto de Lei do vereador Nezito cria “Programa de Acompanhamento Integral de alunos com dislexia, Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), altas habilidades e outros transtornos de aprendizagem”