Vereador Dr. Ronaldo Onishi cria Projeto de Lei para doação de órgãos e tecidos

O Projeto de Lei “Victor Gabriel Santos da Silva” de autoria do vereador Dr. Ronaldo Onishi solicita ao Poder Executivo de Taboão da Serra criar no calendário oficial da cidade o “Dia Municipal de Conscientização da Doação de Órgãos e Tecidos” a ser comemorado todo dia 24 de maio de cada ano.

A Lei votada na sessão de terça-feira, 13, tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da doação de órgãos com o intuito de ajudar milhares de pessoas que lutam para salvar as suas vidas.

De acordo com o vereador Dr. Ronaldo Onishi, o nome “Victor Gabriel Santos da Silva” é uma homenagem a esse jovem que perdeu sua vida após um grave acidente durante uma partida de futebol no Campo do Marabá. “Ele nos deixou de uma forma muito trágica. Um jovem cheio de sonhos com um futuro promissor que veio a falecer depois de uma fatalidade. Com a autorização da família conseguimos doar seus órgãos e salvar sete vidas que estavam na fila de doação esperando por um transplante. Vidas que agora reestabeleceram sua saúde podendo retomar suas atividades”, comentou o vereador.

Dr. Ronaldo Onishi foi categórico ao afirmar que, “doar os órgãos é um ato nobre e o transplante pode ser a única esperança de dar continuidade a vida. É importante que a população tenha consciência disso. A Lei vai amparar essas famílias podendo assim salvar muitas pessoas que estão na fila de espera por uma doação”.

O texto deixa claro que todo dia 24 de maio cabe ao Poder Executivo da cidade realizar ações e campanhas de incentivo a doação de órgãos e tecidos atendendo a legislação e a necessidade de ter a autorização da família para tal ato assim como conceder isenção do pagamento das taxas municipais de velório e sepultamento ao Serviço Funerário da pessoa que doar órgãos para fins de transplante.

O Projeto de Lei foi aprovado pelos vereadores da Casa de Leis e agora passa pelo Poder Executivo do município para as devidas sanções.

Setembro de 2022

Foto: Leandro Barreira / Divulgação / Imprensa CMTS

Legenda 01: Projeto de Lei do vereador Dr. Ronaldo Onishi cria o “Dia Municipal de Conscientização da Doação de Órgãos e Tecidos” a ser comemorado todo dia 24 de maio de cada ano