Vereador Dr. André da Sorriso promove 1º Encontro Agosto Dourado

Profissionais especialistas palestraram sobre a importância de apoiar o aleitamento materno e a necessidade do teste da língua presa em bebês

Pais e mães participaram de um café da manhã no Auditório da Câmara Municipal de Taboão da Serra na quarta-feira, dia 14/08, no 1º Encontro “Agosto Dourado” com o objetivo de tirar dúvidas das famílias e ressaltar a importância do aleitamento materno e também da realização do teste da linguinha.

As ações foram instituídas no município através das leis 2294 e 2295/2018. Na última sessão ordinária, o vereador Dr. André da Sorriso alterou o texto da legislação aumento o período da campanha em Agosto, que era da primeira semana para ser realizado durante todo o mês.

As palestram foram ministradas pela Dra. Vanessa de Abreu Barbosa Fernandes, nutricionista e consultora especialista em amamentação, Dra. Tania de Abreu Barbosa Grasseti, cirurgiã dentista e odontopediatra e a Dra. Eunice Gagliard, fisioterapeuta, especialista em parto e pós-parto.

O vereador Dr. André da Sorriso comemorou a participação de mães e dos pais e elogiou as informações fornecidas pelas profissionais.  “Aleitamento materno é essencial para o desenvolvimento da criança, abraçamos essa causa e vamos ampliar as ações para que mais pessoas possam se conscientizar e ser um apoiador da amamentação. Outra discussão que desde o ano passado todas as maternidades públicas ou privadas do nosso município são obrigadas a fazer o teste da linguinha (teste da língua presa) em recém-nascidos”, destacou.

A consultora em aleitamento materno, Dra. Vanessa de Abreu, uma das autoras do livro “É mamífero que fala, né?” se aprofundou no tema após ser mãe, há quatro anos e elogiou as legislações aprovadas em Taboão. “O aleitamento materno não depende só da dupla mamãe e bebê e sim de toda uma rede de apoio e além da família, o apoio também tem que vir da sociedade e de políticas públicas. Promover a amamentação é prevenir diversas mortes infantis e também prevenir câncer de ovário, de útero, de mamas, concluir é promover saúde pública”, destacou.

Já a Dra. Tânia de Abreu focou na prevenção do desmame precoce e a Dra. Eunice Gagliard elogiou a iniciativa e ressaltou que as mães munidas de informações também serão responsáveis por formar cidadãos melhores.

________________________________________________________________________________

Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Taboão da Serra

Agosto de 2019

Foto: Leandro Barreira

Legenda: Vereador Dr. André da Sorriso, mães e profissionais que deram palestras no 1º Encontro Agosto Dourado de Taboão da Serra.