Secretaria de Saúde de Taboão da Serra presta contas em audiência púbica na Câmara Municipal

A Secretaria Municipal de Saúde prestou, nesta terça-feira, 28, contas dos investimentos e gastos realizados no 3º quadrimestre de 2022 em audiência pública convocada pela comissão de saúde da Câmara de Taboão da Serra.

Durante a audiência pública foram apresentados a execução dos recursos financeiros e orçamentário, além do número de atendimentos pelo secretário de saúde do município, José Alberto Tarifa e sua equipe.

Participaram da audiência os vereadores Celso Rodrigo Gallo (presidente da Comissão), Carlinhos do Leme (vice), Enfermeiro Rodney (membro), além do presidente Dr. André da Sorriso, Marcos Paulo, Dr. Ronaldo Onishi e Érica Franquini. Eles fizeram perguntas sobre os investimentos realizados e os serviços prestados para os usuários do sistema de saúde pública.

No ano passado, a Prefeitura de Taboão da Serra investiu 28,13% do orçamento em saúde, são mais de R$ 181 milhões. O mínimo constitucional para aplicação na pasta é de 15% do orçamento. Além desse valor, com os repasses fundo a fundo da União e do Estado, o gasto na saúde do município ultrapassou os R$ 242 milhões.

Ao longo do ano, a prefeitura investiu no combate a pandemia de Covid-19 mais de R$ 7,6 milhões. Outro gasto importante foi com a empresa terceirizada SPDM, responsável pelos atendimentos nas unidades de urgência e emergência, chegando a R$ 79 milhões.

Nos últimos quatro meses do ano, a prefeitura de Taboão da Serra somou mais de 263 mil consultas e procedimentos de atenção básica. Já o Centro de Especialidades Médicas registrou mais de 20 mil atendimentos, entre consultas médicas, pequenas cirurgias e vasectomias, entre outros procedimentos.

O Centro de Referência da Mulher, no último quadrimestre do ano, registrou 8.910 procedimentos, entre consultas, biópsias, ultrassonografias e outros atendimentos. O SER, Serviço Especializado de Reabilitação, ofereceu 43.900 atendimentos entre consultas médicas, atendimento fisioterápico, acupuntura e auriculoterapia e radiografias.

O presidente da Comissão de Saúde, Celso Rodrigo Gallo, disse que a audiência pública foi bem avaliada por trazer os números reais de investimentos e gastos com saúde e as principais necessidades na pasta para o ano de 2023. “Os trabalhos de hoje foram positivos. Tivemos uma boa presença do público, imprensa e profissionais da saúde. Saímos fortalecidos dessa reunião”, diz.

O secretário de saúde, José Alberto Tarifa, agradeceu aos vereadores pela oportunidade de mais uma vez detalhar os gastos e metas da pasta para a população. “Acho sempre muito importante essas audiências porque podemos explicar e demonstrar detalhadamente como a secretaria trabalha, seus desafios e todas as nossas ações”.

A apresentação dos dados atende à Lei Federal Complementar 141/2012, que tem por objetivo estipular os valores mínimos a serem aplicados anualmente pelos municípios em ações e serviços públicos de saúde. A prestação acontece quadrimestralmente e é realizada na Câmara Municipal de Taboão da Serra.

Para assistir a audiência na íntegra: https://www.youtube.com/watch?v=jXv_DCrblqY

Para acessar outras fotos: https://www.flickr.com/photos/197563938@N07/albums/72177720306402866