Qualidade da água e saneamento básico são principais temas de Audiência na Câmara de Taboão

O presidente da Comissão de Obras, serviços públicos e atividades privadas, vereador Professor Moreira lamentou a ausência de representantes das concessionárias Sabesp e Enel, antiga Eletropaulo

Na manhã de quarta-feira, 08/05, foi realizada no plenário da Câmara Municipal de Taboão da Serra, Audiência Pública da Comissão de Obras, serviços públicos e atividades privadas. Os principais temas debatidos foram a qualidade da água, o tratamento de esgoto e as constantes quedas de energia relatadas por munícipes.

Participaram da audiência o vereador Professor Moreira, presidente da comissão, Dr. André da Sorriso, vice presidente, o vereador Cido da Yafarma, o deputado Estadual Aprígio e a diretora do Procon de Taboão da Serra, Vilma da Silva.

A ausência de representantes das concessionárias Sabesp e Enel foi repudiada pelos vereadores. “As diferenças das respostas, a Enel falou que não pode vir, mas que está aguardando convite e comparecerão na próxima audiência, já a Sabesp disse que não há necessidade de vir diante dos estudos que foram feitos” lamentou o presidente da Comissão, professor Moreira.

Diversos munícipes relataram que a água continua saindo com coloração estranha e cheiro ruim, alguns trouxeram até amostras coletadas nas torneiras.

Na nota enviada pela Sabesp, a concessionária afirmou que houveram problemas técnicos no início do ano no processo de tratamento da água que ocasionaram alterações nos parâmetros estéticos da água, mas que foram feitos ensaios laboratoriais e não foram encontradas características que causasse risco a saúde da população.

A diretora do Procon de Taboão da Serra, Vilma da Silva, disse que a Sabesp errou ao não comunicar a população que seriam feitos procedimentos na água e colocou o órgão a disposição.

O vereador Cido da Yafarma elogiou a audiência. “ O papel nosso de fato é ouvir a sociedade, e a qualidade da água passou ser pauta em todos os locais. Nós pagamos por uma água cara, se houve falha pontual tem que resolver de uma forma mais rápida possível, quem se achar prejudicado, entra com recurso para isentar a conta”, informou.

Nas considerações finais, o vereador André da Sorriso, afirmou que a Comissão não vai parar. “Na próxima vez será convocação! Temos advogados suficientes para entrar com uma ação civil pública e suspender a cobrança de esgoto em Taboão que não está sendo 100% feito”, denunciou.

Para o presidente da Comissão, vereador Moreira, apesar da ausência das concessionárias a audiência foi muito boa, principalmente pela grande participação e presença dos munícipes.

Próximas Audiências Públicas

Na próxima quinta-feira, 16/05, às 19h, o vereador Cido da Yafarma, presidente da Comissão de Defesa do Consumidor realiza audiência pública para debater principalmente os serviços prestados Enel, com foco nos problemas com as constantes quedas de energia na cidade.

Maio de 2019
Foto: Leandro Barreira
Legenda: Audiência Pública da Comissão de Obras da Câmara de Taboão abordou a qualidade da água da Sabesp, tratamento de esgoto e problemas de queda de energia