Projeto do vereador Sandro Ayres pede inclusão das aulas de capoeira nas Escolas Municipais

Após passar pelas devidas Comissões Permanentes da Câmara Municipal de Taboão da Serra, o Projeto de Lei 99/2022, de autoria do vereador Sandro Ayres, foi votado e aprovado pelos parlamentares da Casa de Leis, durante a 28ª Sessão Ordinária de terça-feira, 13.

O texto solicita ao Poder Executivo do município que seja “Instituído a prática das aulas de capoeira nas escolas da rede pública municipal como atividade curricular e integração sociocultural e desportiva em Taboão da Serra”.

O vereador Sandro Ayres justificou a criação da Lei. “A capoeira é cem por cento brasileira criada no século 17 por escravos africanos que ao longo dos anos foi sofrendo resistências. Mas, nunca deixou de ser um patrimônio cultural nosso. Queremos através deste projeto, além da prática esportiva, resgatar essa herança cultural e educacional estimulando aos alunos o aprendizado desta cultural que sobrevive a séculos no Brasil”, disse o vereador.

Sandro Ayres explicou ainda que, “a implantação da capoeira nas escolas tem por objetivo privilegiar os valores éticos e estéticos dentro da proposta educativa a esta metodologia de ensino”.

Com o Projeto de Lei aprovado, cabe à Prefeitura de Taboão da Serra, através da pasta responsável tocar as atividades e estabelecer parcerias ou convênios com associações ou entidades ligadas à capoeira desde que seus mestres e professores sejam habilitados e registrados conforme as leis vigentes.

A implantação dessa atividade dentro das escolas fica condicionada as sanções legais por parte do Poder Executivo do município.

Setembro de 2022

Foto: Leandro Barreira / Divulgação / Imprensa CMTS

Legenda 01: Inclusão de aulas de capoeira nas escolas da rede pública municipal como atividade curricular e integração sociocultural é Projeto de Lei do vereador Sandro Ayres