Projeto do vereador Carlinhos do Leme autoriza instalação de lombofaixas em Taboão da Serra

A Câmara Municipal de Taboão da Serra aprovou por unanimidade na tarde da última terça-feira, dia 22, o projeto do vereador Carlinhos do Leme que autoriza a prefeitura instalar na cidade lombofaixas, sinalização viária de segurança que atende à nova resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

As lombofaixas já estão sendo instaladas em outras cidades do país. O piso elevado, na mesma altura das calçadas, reduz a velocidade dos veículos e a incidência de atropelamentos. “Temos exemplos de sucesso em Porto Alegre, São Paulo, Manaus e outras cidades do mesmo porte de Taboão da Serra. Nesses municípios as lombofaixas diminuíram o número de atropelamentos em locais de grande fluxo de pedestres”, disse Carlinhos do Leme.

A lei prevê que as lombofaixas tenham sinalização de solo horizontal com cores contrastantes para ajudar na visualização alertando para a diminuição de velocidade dos veículos. A prefeitura também instalará placas avisando sobre a travessia de pedestres. “Queremos uma cidade que seja acolhedora para todos, motoristas e pedestres devem conviver em harmonia”, destacou o vereador.

Segundos dados do Contran, cerca de 50% das vítimas fatais em acidentes de trânsito são pedestres. “Esses dados evidenciam a necessidade de reformular o tratamento que é dado ao pedestre no trânsito. Cabe ao Poder Público oferecer à população medidas seguras de ordenamento do trânsito aqui em Taboão da Serra”, complementou.