Projeto de Lei do vereador Enfermeiro Rodney institui o mês “Setembro Vermelho” em Taboão da Serra

O vereador Enfermeiro Rodney apresentou durante a 27ª Sessão Ordinária da ultima terça-feira, 06, o Projeto de Lei 030/2022.

Aprovado de forma unanime pelos vereadores da Câmara Municipal de Taboão da Serra, o projeto solicita ao Poder Executivo instituir em âmbito municipal o mês do “Setembro Vermelho” dedicado a informar a população sobre os cuidados e incentivos a prevenção e tratamento de doenças cardiovasculares.

Criado em 2000 pela Federação Mundial do Coração e o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU) o “Setembro Vermelho” passou a ser comemorado com diversas ações no Brasil e no mundo. “O texto apresentado no projeto é para que ações possam ser realizadas através de campanhas educativas e preventivas, visando o incentivo à realização de exames para a manutenção da saúde cardiovascular”, explicou o vereador Enfermeiro Rodney.

De acordo com o projeto a Prefeitura de Taboão da Serra deve realizar mutirões de atendimento e exames para detecção de problemas cardiovasculares em suas Unidades Básicas de Saúde (UBS) assim como iluminar seus locais públicos com a cores alusivas a campanha no tom vermelho. “O meu objetivo com esta Lei é falar sobre a saúde cardiovascular. Alertar as pessoas da importância de se fazer exames preventivos que evitem problemas do coração uma vez que segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) as doenças do coração são as que mais matam anualmente e causam enfermidades irreversíveis”, comentou o vereador.

Uma vez sancionado pelo Poder Executivo o Projeto de Lei pode ser colocado na pratica em âmbito municipal.

­­­­­­­­­­­­Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Taboão da Serra

Setembro de 2022

Foto: Leandro Barreira / Divulgação / Imprensa CMTS

Legenda 01: Vereador Enfermeiro Rodney cria Projeto de Lei para instituir em âmbito municipal o mês “Setembro Vermelho” com atividades voltadas para prevenção a doenças cardiovasculares