Projeto de Lei da vereadora Érica Franquini cria curso de primeiros socorros para profissionais da educação

A vereadora Érica Franquini apresentou durante a 29ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Taboão da Serra, de terça-feira, 20, o Projeto de Lei 042/2022.

Aprovado por unanimidade pelos parlamentares da Casa de Leis, o texto solicita instituir em âmbito municipal o “curso obrigatório sobre a técnica conhecida como “manobra de Heimlich” e “Tapotagem”, para docentes e funcionários da rede de ensino municipal e privada de Taboão da Serra”.

Segundo a vereadora Érica Franquini essas técnicas de Heimlich e Tapotagem salvam vidas e devem se tornar obrigatórias no currículo dos educadores. “Esses profissionais da rede de ensino público ou privado lidam constantemente com crianças de várias faixas etárias. Não é incomum que casos de engasgo leve crianças a óbitos nas escolas. Um exemplo frequente de engasgo é com a mamadeira, e, uma vez capacitados conseguiremos evitar sérias complicações”, disse a vereadora.

A manobra de Heimlich é um processo rápido para tratar asfixia devido a obstrução das vias respiratórias superiores por objetos estranhos como alimentos, brinquedos e outro objeto. Já a tapotagem é usada para auxiliar na secreção dos pulmões e pode ser realizada com a mão posicionada no formato de concha ou com um bico de mamadeira e deve ser feita no tórax da criança na parte da frente, lateral e nas costas. “São técnicas simples, porém, em muitos casos as pessoas não sabem lidar com tal situação. A capacitação é o melhor caminho para salvar uma vida”, comentou a vereadora Érica Franquini.

O Projeto de Lei destina ao Poder Executivo da cidade a realização dos cursos através de convênios firmados com o Corpo de Bombeiros do município e a pasta da Secretaria de Saúde da prefeitura.

O curso vai contar com o apoio do Senac Taboão da Serra. “Agradecer ao Senac através da turma M08 que conta com as profissionais Elaine Ribas, Esmeralda Carlos, Jucimara Machado, Lélia Duarte, Lívia Santana, Marta Carlos, Sandra Almeida e Samyla Caet”, lembrou a vereadora Érica Franquini.

____________________________________________________________________________

Outubro de 2022

Foto: Leandro Barreira / Divulgação / Imprensa CMTS

Legenda 01: Projeto de Lei da vereadora Érica Franquini cria curso obrigatório sobre a técnica conhecida como “manobra de Heimlich” e “Tapotagem