cmts pmts prestacao saude 2017 1

Prefeitura realiza prestação de contas da Saúde durante audiência na Câmara Municipal

 

 A secretaria de saúde de Taboão da Serra, Dra. Raquel Zaicaner, participou no último dia 23 da prestação de contas do terceiro quadrimestre na Câmara Municipal. A audiência pública foi convocada pela Comissão Permanente de Saúde. Além de apresentar os dados de atendimentos e investimentos no período, a médica respondeu a perguntas da população e dos vereadores.

A audiência pública contou com a participação de dezenas de moradores e funcionários da saúde. O presidente da Comissão, Eduardo Nóbrega, festejou a participação popular. “Foi muito proveitosa, as pessoas vieram até aqui com suas reivindicações, isso é um exemplo de cidadania”.

Segundo a secretária, no ano passado a prefeitura de Taboão da Serra investiu aproximadamente 33% do orçamento do município em saúde, foram aplicados mais de R$ 142 milhões. “Temos uma grande expectativa para esse ano, vamos continuar com a reconstrução da saúde e melhorar o atendimento a população”, afirmou Raquel Zaicaner.

Entre as boas notícias, ela destacou a queda nos casos de Dengue na cidade, segundo ela, em 2017 não foi registrado nenhum caso em Taboão da Serra. Dra. Raquel também disse que a prefeitura está com concursos públicos abertos para a contratação de novos médicos em diversas especialidades.

Os vereadores questionaram a secretária e pediram informações sobre os investimentos que serão feitos neste ano. “Nós temos que exigir um atendimento mais humanizado, muitas vezes as maiores reclamações são em relação ao atendimento. Ninguém vai em uma unidade de saúde porque quer, vai porque está precisando, porque está fragilizado. O mínimo que se pode ter é um bom atendimento”, disse a vereadora Rita de Cássia.

Para Alex Bodinho a audiência foi muito proveitosa. “Essa é uma oportunidade de nós nos aprofundarmos nos números de atendimentos e nos investimentos que estão sendo feitos pela prefeitura. A notícia sobre a Dengue foi muito boa, existe uma campanha de conscientização muito grande e isso tem dado resultados”, afirmou.

Para Eduardo Nóbrega, presidente da Comissão, novas audiências serão marcadas nas próximas semanas para ampliar o debate sobre as questões da saúde. “Hoje foi importante pra gente ter acesso a esses dados, na próxima quero convidar os representantes da SPDM para que eles venham nos mostrar os investimentos e melhorias que estão sendo feitos nas unidades de urgência e emergência”.

Moradores e jornalistas puderam fazer perguntas e criticas diretamente para a secretária de saúde. Participaram da audiência pública os vereadores Eduardo Nóbrega, Alex Bodinho, Rita de Cássia, André Egydio, Ronaldo Onishi, Professor Moreira, Cido e Érica Franquini.

 ____________________________________________________________________________________________________________________________

Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Taboão da Serra
Março de 2017
Foto: Eduardo Toledo
Legenda: Comissão de saúde realiza audiências públicas quadrimestralmente na Câmara Municipal

social position