Prefeitura presta contas financeiras de 2018 durante audiência pública na Câmara Municipal

Na última quinta-feira, dia 28, a Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal de Taboão da Serra realizou uma audiência pública para a avaliação e cumprimento das metas fiscais de 2018 por parte da prefeitura municipal. O secretário Adelço Bührer Júnior apresentou os dados relativos ao 3º quadrimestre e um balanço geral das finanças do ano passado.

Essa foi a primeira audiência pública presidida pelo vereador André Egydio, eleito para comandar a Comissão de Finanças e Orçamento no biênio 2019/2020. “Foi uma reunião muito produtiva, com a presença de moradores e da imprensa. Esclarecemos muitas dúvidas, vimos todo balanço financeiro do ano passado e temos que nos manter essa conduta, porque quem ganha é a cidade”.

Durante a audiência foram apresentados números e dados que resumem a vida financeira do município. No ano passado a prefeitura arrecadou R$ 672 milhões, um recorde em toda a história de Taboão da Serra. O gasto com pessoal, entre eles professores, médicos e GCM, representou 43% do arrecadado. O máximo permitido por lei é 51,4%.

Em 2018 a prefeitura investiu 71,91% dos recursos do Fundeb com o magistério. Outro ponto importante apresentado na audiência foi a dívida consolidada do município. Em 31 de dezembro de 2017 Taboão da Serra devia em obras parceladas em longo prazo R$ 65 milhões. No fechamento de 2018 a dívida caiu para R$ 48 milhões.

Adelço garantiu que no Orçamento Municipal enviado para a Câmara no ano passado, que gerou tanta polêmica, está previsto o aumento do funcionalismo. “O prefeito irá enviar o projeto para os vereadores votarem, a lei terá um ‘gatilho’ que reajusta anualmente o salário dos servidores, com pelo menos a inflação acumulada”.

O vereador André Egydio disse que a questão do aumento do funcionalismo precisa ser resolvida o quanto antes. “Nós vereadores estamos aguardando o prefeito enviar o projeto, vamos votar o quanto antes para que os servidores municipais tenham, enfim, o tão esperado aumento salarial”.

A Comissão de Finanças e Orçamento é composta pelos vereadores André Egydio (presidente), Carlinhos do Leme (vice) e Ronaldo Onishi (membro). Participaram da audiência pública os vereadores Eduardo Nóbrega, Rita de Cássia, Alex Bodinho e Érica Franquini.

Além do secretário Adelço Bührer Júnior, o corpo técnico da secretaria, composto por Laércio Calmon dos Santos, Silvia Letícia Pedrosa Rocha e Selma Regina Quintela De Laurentis, também participaram da audiência pública.

__________________________________________________________________________

Março de 2019
Foto: Leandro Barreira / Imprensa CMTS
Legenda: Comissão de Finanças e Orçamento durante audiência pública n última quinta-feira