Prefeitura presta contas da área de saúde durante audiência pública na Câmara Municipal

A Comissão Permanente de Saúde da Câmara Municipal de Taboão da Serra realizou nesta quarta-feira, dia 16, uma audiência pública para a prestação de contas dos investimentos realizados no terceiro quadrimestre de 2021 na área da saúde pela prefeitura.

O secretário municipal de saúde, José Alberto Tarifa, participou da audiência e fez uma apresentação dos investimentos da prefeitura na pasta durante o período, além do número de atendimentos nas unidades básicas e nos prontos-socorros. Tarifa respondeu ainda a perguntas dos vereadores e do público presente.

Para a vereadora Érica Franquini, presidente da Comissão, a audiência foi “muito proveitosa” e serviu para esclarecer diversas questões sobre os investimentos na área da saúde. “Vivemos um momento em que o município precisa fazer investimentos para combater a pandemia e manter as unidades em funcionamento, então é sempre importante esses dados que foram apresentados hoje”, disse a vereadora.

De acordo com os dados apresentados na audiência, somente no terceiro quadrimestre de 2021 o município investiu 31,61% da sua arrecadação total na saúde. No período foram gastos mais de R$ 227 milhões para custear os atendimentos realizados pela pasta. Segundo o secretário Tarifa, a Lei Federal 141, de 2012, obriga os municípios a investirem no mínimo 15% do orçamento na saúde pública.

Na audiência também foram apresentados os números de acolhimentos realizados no último quadrimestre do ano passado. As Unidades Básicas de Saúde do município fizeram mais de 51 mil atendimentos no período. Já os prontos-socorros realizaram mais de 91 mil entre setembro e dezembro. Procedimentos de enfermagem somaram mais de 459 mil e na odontologia, mais de 12 mil atendimentos.

Ao final da audiência, Tarifa ressaltou a importância da audiência pública para a prestação de contas da Saúde. “Foi bastante esclarecedora, é importante lembrar que hoje gastamos mais de 31% de recurso próprio com saúde, e estamos tentando fazer o melhor possível. Esse ano, com certeza, vamos conseguir investir melhor, organizar melhor, porque estamos trabalhando com orçamento próprio”, disse.

Além da vereadora Érica Franquini, o vereador Celso Gallo (vice-presidente da comissão) também participou dos trabalhos durante a audiência.

O conteúdo completo da audiência pode ser acessado através do link: https://www.youtube.com/watch?v=a1FbU6R9ayI.

———————————————————————————————————————-

Assessoria de imprensa da Câmara Municipal de Taboão da Serra
fevereiro de 2022
Fotos: Leandro Barreira / Divulgação / Imprensa CMTS