Prefeitura de Taboão da Serra apresenta LDO durante audiência pública na Câmara Municipal

A Prefeitura de Taboão da Serra apresentou na manhã desta quinta-feira, dia 20, a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) durante audiência pública realizada pela Comissão de Permanente de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal.

A audiência pública foi presidida pelo vereador Dr. Ronaldo Onishi e contou com a presença dos parlamentares que compõem a comissão, Marcos Paulo (vice-presidente) e Dr. André Egydio.

Segundo o vereador Ronaldo Onishi, a apresentação deu uma real situação do momento financeiro vivido pelos municípios. “Foi uma audiência muito produtiva, tivemos acesso a expectativa de arrecadação para o próximo ano, que será um pouco menor do que o orçamento deste ano, devido a pandemia. O poder público precisará se adequar à nova realidade e focar em ações de recuperação econômica”, disse.

O secretário municipal de Finanças, Dr. Antônio Rodrigues, e sua equipe técnica, apresentaram e explicaram a LDO na reunião pública que foi transmitida através do canal do Youtube do Poder Legislativo. A audiência pode ser acessada por completo, a qualquer momento no endereço: https://www.youtube.com/watch?v=UMlbxFCPnnQ

Os dados apresentados mostram que Taboão da Serra terá uma pequena queda orçamentária, principalmente devido à crise econômica imposta pela pandemia. “Estamos prevendo uma arrecadação menor, algo em torno de R$ 12 milhões de queda”, garantiu Dr. Antônio Rodrigues.

O secretário ainda disse que essa diminuição na previsão orçamentária acontece “principalmente devido aos recursos [de combate] ao Covid-19. Se formos tomar aquilo que veio de repasse, mais o que se deixou de arrecadar com a previdência por conta da Lei federal, dá uma importância em torno de R$ 80 milhões que nós não vamos dispor no ano que vem”.

Dr. Antônio Rodrigues explicou a importância da audiência pública realizada pela Câmara Municipal. “A LDO é uma diretriz, que dá uma estimativa que o Poder Executivo tem de receita e despesa para o próximo ano. Em cima desta estimativa, vamos mandar em setembro, a Lei Orçamentária, com os investimentos detalhados”

Segundo o secretário, Taboão da Serra irá elaborar, ainda neste ano, o Plano Plurianual (PPA) que vai nortear as ações do governo nos próximos quatro anos. Nesse projeto serão detalhados os investimentos que serão priorizados pelo governo. “Na Lei Orçamentária Anual (LOA) nós detalhamos mais ainda as ações de todas as secretarias para o próximo ano”, disse.

maio de 2021
Foto: Leandro Barreira / Divulgação / Imprensa CMTS

Legenda 01: Vereador Dr. Ronaldo Onishi é o presidente da Comissão Permanente de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal de Taboão da Serra

Legenda 02: Audiência Pública de Finanças da Câmara de Taboão da Serra foi realizada nesta quinta-feira, 20, para apresentação da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias)