2º Fórum Permanente de Combate à Pedofilia aconteceu nesta quinta-feira na Câmara

 

Foi realizado na manhã de quinta-feira, dia 3, no plenário da Câmara Municipal de Taboão da Serra, o 2º Fórum Permanente de Combate à Pedofilia, iniciativa do vereador José Aparecido Alves, autor da lei que criou a Semana de Combate à Pedofilia no município.

O Vereador declarou a importância de criar uma lei que seja permanente neste combate, onde o governo possa fazer campanhas em escolas, igrejas e ainda ressaltou a questão da internet, que abre uma porta muito grande e facilita o crime de pedofilia.

“Pouco se fala de um mal tão grande, um mal que está presente nas famílias, na sociedade no seu contexto geral, igrejas e entidades. Nosso objetivo é fomentar políticas públicas, onde nós possamos coibir, onde possamos informar e levar para a sociedade ferramentas que evite que nossas crianças sejam alvos destes monstros”, afirmou o vereador Cido.

O Presidente da OAB Subseção Taboão da Serra, dr. Acácio Luiz Cleto, também esteve presente e disse  que  a criação do Fórum Permanente de Combate a Pedofilia é de suma importância para a divulgação do combate, uma vez que o crime acontece em todas as classes sociais e o silêncio é o pior inimigo das vítimas.

Segundo dr. Acácio, existe um setor especifico na OAB de denúncia de pedofilia, basta entrar em contato no telefone 11-47873694 que a própria OAB informa as autoridades competentes, que farão a investigação e apuração dos fatos.

“O crime de pedofilia normalmente é praticado por pessoas do conhecimento da família, às vezes a mãe por vergonha, por medo ou por receio, não denuncia e o pedófilo pode estar dormindo junto com ela, é uma coisa muito grave, pois as vítimas não tem a mínima condição de se defender”, disse dr. Acácio.

Para o vice-presidente da OAB-Taboão, dr.José Vanderlei Santos, a pedofilia é um desvio de conduta e precisa ser tratado. “Pedofilia é um desvio de conduta, perceptível na sociedade e a função do Estado é regular normas, estabelecer condições para que a sociedade consiga a sua forma tratar do problema, trabalhar educação, a formação, comunicação, isso é fundamental”, falou.

O presidente da Câmara Eduardo Nóbrega compareceu ao evento. O Fórum contou com a presença de palestrantes engajados na luta.

Sra. Edinara Pereira Lima Matos, conselheira tutelar de Taboão da Serra. Tema: O Conselho Tutelar e Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente como dispositivo de proteção.

Dr. José Vanderlei Santos, advogado, professor de direito na Faculdade Anhanguera e Vice Presidente da OAB Subseção Taboão da Serra. Tema: O papel do Estado e da Sociedade Civil no Combate à Pedofilia.

Sr. Carlos Fernando, pastor da Igreja Evangélica Templo de Jesus dos milagres. Tema: O papel da religião no combate à pedofilia .

Dr. Acácio Luiz Cleto, advogado e Presidente da OAB Subseção Taboão da Serra. Tema: As ONGs e as iniciativas não governamentais no Combate a Pedofilia e Aspectos sócio jurídicos que envolvem a questão da pedofilia.

Dra. Maria Fátima Batista França, psicóloga do Fórum da Comarca de Taboão da Serra. Tema: As sequelas da violência no desenvolvimento de crianças e adolescentes.

Sra. Sandra Fidelis, corregedora da guarda municipal. Tema: O papel das autoridades de Segurança Pública no Combate à Pedofilia.