Vereador Carlinhos do Leme apresenta Projeto de Lei que visa vacinação de idosos em casa

O presidente da Câmara Municipal de Taboão da Serra, vereador Carlinhos do Leme, protocolou o Projeto de Lei 46/2021 solicitando ao Poder Executivo do município que crie e implante o “Programa de Vacinação para a Terceira Idade em Casa”, além de instituir a “Carteira de Vacinação do Idoso”.

O objetivo da Lei é incorporar atividades que visem a conscientização do grupo que se encontra na faixa etária, a partir dos 60 anos, sobre a necessidade da vacinação em casa. “A pandemia do Covid-19 nos faz criar ferramentas para evitar o contato e aglomeração desse grupo de risco mais vulnerável a contaminação fazendo com que eles possam ser imunizados em sua residência”, disse Carlinhos do Leme.

Segundo o vereador, “o programa de imunização abrange toda população, porém, precisamos ter a consciência de que alguns grupos são prioritários dentro do calendário de vacinação. Podemos sim evitar a ida de um idoso até uma UBS (Unidade Básica de Saúde) garantindo a sua segurança”.

De acordo com o Projeto de Lei a Secretaria de Saúde de Taboão da Serra integrara, entre suas ações voltadas para o idoso, o Programa de Vacinação para a melhor idade em casa, priorizando as vacinas antitetânicas, antipneumocócica e antigripal, atendendo a orientação dos Governos Federal, Estadual e Municipal, seguindo as determinações da OMS (Organização Mundial de Saúde).

“A pasta da saúde é o eixo central do programa. Esses profissionais estão na linha de frente do combate ao Covid-19. Fica mais acessível e seguro criar mecanismos onde eles possam atender esses idosos sem que aconteça sua presença na UBS”, explicou Carlinhos do Leme.

O programa será instituído em caráter permanente e através de campanhas desenvolvidas pelo executivo de acordo com as previsões epidemiológicas ou enquanto durar a pandemia.

maio de 2021
Foto: Leandro Barreira / Divulgação / Imprensa CMTS

Legenda 01: Projeto de Lei 46/2021 do presidente da Câmara Municipal de Taboão da Serra, vereador Carlinhos do Leme, propõe vacinação de idosos em casa