NOTA OFICIAL SOBRE CORONAVÍRUS 17/03/2020

A Câmara Municipal de Taboão da Serra atualiza a população sobre as medidas preventivas adotadas para a prevenção da proliferação do Covid-19 (Coronavírus).

O presidente da Casa de Leis, vereador Marcos Paulo, informa que até o final da tarde desta terça-feira, 17/03, três servidores e o vereador Professor Moreira apresentaram atestados com diagnóstico de suspeita do Covid-19. Todos estão afastados com a orientação médica de recolhimento domiciliar. O prazo para os resultados dos testes é de cinco dias.

De acordo com o presidente a Câmara Municipal de Taboão da Serra, como medida de proteção da população taboanense, o prédio Legislativo permanece com o acesso restrito ao público.

Seguindo as recomendações técnicas da Secretaria Municipal de Saúde serão aguardados os resultados dos testes para o anúncio de novas medidas. Dois gabinetes e um departamento foram fechados para evitar qualquer tipo de proliferação da doença. Caso haja uma determinação da Secretaria de Saúde, com respaldo legal dos órgãos superiores do Estado e do Tribunal de Contas, o prédio da Câmara Municipal de Taboão poderá ser fechado.

A sessão ordinária realizada na terça-feira 17/03, contou com a participação da Secretária Municipal de Saúde, Dra. Raquel Zaicaner. Segundo a secretária é importante toda a sociedade estar atenta e Taboão da Serra tem se antecipado com medidas para a proteção da população.

“O momento exige de todos nós responsabilidade e compromisso para diminuir a transmissão. Lavem as mãos com água e sabão, quando não for possível usar álcool em gel, evitar colocar as mãos no rosto, tomar precauções de contato porque o vírus se deposita em superfícies, limpar o celular, mesas, enfim, precisamos ter medidas de higiene rígidas e quem puder fique em casa. Estamos todos trabalhando juntos, Poder Executivo e Legislativo para tomar as decisões”, alertou a secretária.

Conforme determinação das autoridades sanitárias municipais, além da restrição do acesso ao público, cancelamento de eventos e reuniões, o presidente Marcos Paulo, decidiu com o colegiado de vereadores, que servidores com mais de 60 anos, pais com crianças com menos de um ano de idade, imunodeprimidos (indivíduos com sistema imunológicos enfraquecidos) e gestantes irão trabalhar em casa. Os gabinetes dos vereadores também vão adotar uma escala de trabalho home office e rodízio dos servidores para minimizar a circulação no prédio.