Medalha Laurita Ortega Mari é entregue para 56 mulheres de Taboão da Serra

A 4ª edição da Medalha Laurita Ortega Mari aconteceu no plenário da Câmara Municipal de Taboão da Serra na noite desta segunda-feira, dia 30. A solenidade, que reuniu mais de 300 pessoas, homenageou 56 mulheres de destaque na cidade, que de alguma forma contribuíram com o crescimento do município.

A noite de festa começou com a apresentação do Coral da Terceira Idade da prefeitura de Taboão da Serra. O violinista Tiago Kenji apresentou um trecho de uma obra de Tchaikovsky.  Em seguida, a palavra foi aberta para que as idealizadoras da Medalha pudessem apresentar a história da honraria e o seu significado.

A vereadora Érica Franquini, uma das organizadoras do evento, lembrou a importância da participação das mulheres na política e destacou as conquistas e desafios enfrentados no dia a dia. “Pedimos igualdade entre homens e mulheres, temos que brigar duas vezes para conquistar o mesmo espaço dos homens, não seremos mais renegadas a segundo plano. Nós, mulheres, temos que nos valorizar, somos 52% da população brasileira”.

Selma Fátima, uma das idealizadoras do projeto da Medalha, disse que a honraria é uma forma de homenagear as mulheres de Taboão da Serra. “Escolhemos a Dona Laurita por ela ter sido a primeira prefeita eleita no Estado de São Paulo e a segunda no Brasil. E a história dela inspira todas as mulheres até os dias de hoje”, lembrou.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Cido, falou da importância das mulheres na sociedade atual e parabenizou a organização pelo evento. “É uma homenagem justíssima por tudo que vocês, mulheres, têm feito pela nossa cidade, pelo nosso estado e pelo nosso país. Essa medalha é o nosso agradecimento e reconhecimento por tudo o que vocês fazem e produzem”.

Uma das homenageadas na noite, a advogada Marta Ferreira Berlanga, agradeceu a medalha e disse que essa honraria é um estimulo para que todas as mulheres continuem trabalhando em prol do município. “Fico muito honrada com essa homenagem, agradeço a todos os vereadores pela lembrança porque esse reconhecimento é sempre muito importante”.

Os vereadores Luiz Lune, Carlinhos do Leme, Marco Porta, André Egydio, Eduardo Lopes, Cido, Ronaldo Onishi, Érica Franquini, Joice Silva, Marcos Paulo, Eduardo Nóbrega, Professor Moreira e Luzia Aprígio prestigiaram o evento.

Participaram da solenidade o delegado titular da delegacia de Taboão da Serra, Dr. Gilson Leite Campinas, Dr. Acácio Cleto, presidente da OAB de Taboão da Serra e o delegado Israel Rovaroto.

As homenageadas da noite com a Medalha Laurita Ortega Maria são:

Carmelita Trindade Pires

Simone Purseno dos Santos Moraes

Katia Bueno Zanoli Domingues

Fátima Apta Oliveira Guedes

Idalina Ales Silva (In Memoriam)

Selma Araújo Paz da Silva

Edwiges de Souza