História do Legislativo taboanense

O Poder Legislativo de Taboão da Serra foi instituído junto com a cidade, em 1959. Na primeira legislatura, eram nove vereadores. Durante a história do município as leis foram mudando e a Câmara Municipal chegou a ter até 19 vereadores. Hoje, o número que a lei determina são 13 cadeiras. Veja aqui o número de vereadores ao longo da história.

A Câmara Municipal teve quatro sedes antes da construção da sede própria no ano de 2014, localizada na Estrada de São Francisco. A primeira sede da Câmara funcionava no mesmo espaço da prefeitura, logo após a emancipação da cidade, ambas funcionavam na avenida Getúlio Vargas.

Na década de 70, mudou-se para a rua Santa Luzia e depois, já na década de 80, para a rua Levy de Souza e Silva, no Jd. Bontempo. A última sede alugada da Câmara ficava na Avenida Dr. José Maciel, no Jd. Maria Rosa.

A atual legislatura é a 14ª da história da cidade e a principal função da Câmara Municipal e dos vereadores é fiscalizar o Poder Executivo, determinar que o orçamento seja cumprido e fiscalizar como o dinheiro público está sendo gasto, além de elaborareis que melhorem a qualidade de vida da população. O Legislativo é o poder simbólico do regime democrático representativo da vontade da população.