Em sessão solene, vereadores entregam Medalha Laurita Ortega Mari

A Câmara Municipal de Taboão da Serra realizou na última sexta-feira, 31 de março, a entrega da Medalha Laurita Ortega Mari, honraria que homenageou 26 mulheres em alusão ao “Dia Internacional da Mulher”.

A cerimônia começou com a apresentação da cantora Julia Ferreira e do violonista Jorge Pereira, que também interpretaram o Hino Nacional e o Hino Municipal de Taboão da Serra. Em seguida foi apresentado um vídeo com a história da ex-prefeita Laurita Ortega Mari. O pastor Fred fez oração pelas mulheres da cidade.

As homenageadas receberam as Medalhas e foram homenageadas pelos vereadores e vereadoras na tribuna da Câmara Municipal, onde tiveram suas biografias lidas pelos parlamentares, ficando assim registrada a história de cada delas.

O presidente da Câmara Municipal, Dr. André da Sorriso, também parabenizou as mulheres homenageadas. “A Medalha Laurita Ortega Mari é a forma do município reconhecer o trabalho dessas mulheres que cada uma, da sua maneira, contribui e ajuda no desenvolvimento e crescimento de Taboão da Serra”, afirma.

O prefeito Aprígio disse ao fim da solenidade que a honraria entregue às mulheres de Taboão da Serra é um reconhecimento importante da Câmara Municipal. “Sem dúvida são mulheres que ajudaram e ajudam muito no crescimento do nosso município, merecem essa homenagem”, diz.

Participaram da cerimônia os secretários Nilcio Regueira Dias (Habitação e Meio Ambiente), Mário de Freitas (Governo), José Vanderlei dos Santos (Transporte e Mobilidade Urbana), José Alberto Tarifa (Saúde), Dirce Takano (Educação), além do vice-prefeito José Vicente Buscarini e a ex-vereadora Arlete Silva.

Quem foi Laurita Ortega Mari?

Laurita Ortega Mari foi a segunda prefeita de Taboão da Serra, governando o município entre 1964 e 1969. Sua eleição foi um fato marcante em todo Brasil. Ela foi a primeira mulher eleita pelo voto direto após a redemocratização do país, obtendo 1.347 votos contra 577 do segundo colocado.

Seu governo foi voltado para a assistência social, distribuindo leite em pó, mantimentos, cobertores, roupas e outros objetos. Além disso implantou cursos de qualificação, como corte e costura, para dar oportunidades aos moradores mais carentes. Ficou conhecida como a Mãe dos Pobres.

Amiga pessoal do governador Adhemar de Barros e de sua esposa Leonor Mendes de Barros, tinha acesso pelos corredores de todos os órgãos do governo estadual e da Assembleia Legislativa. Na época, com orçamento muito pequeno, conseguiu verbas para construir o Cemitério da Saudade, por exemplo.

Dona Laurita, como era carinhosamente chamada, era muito vaidosa e fazia questão de ir diariamente à cabeleireira e não saia de casa sem estar maquiada. Depois de ter deixado a Prefeitura em 1969 foi eleita vereadora.

Nascida e criada no bairro carioca de Copacabana, Laurita veio a São Paulo casada com Francisco Ettore Pedro Mari para região do Jardim Europa, onde morou por 9 anos. Depois se mudou para Taboão da Serra em uma granja na região do Largo do Taboão.

Ela faleceu em 20 de outubro de 1977, estando sepultada juntamente com seu marido, falecido em 1973, no Cemitério da Saudade.

As mulheres homenageadas com a Medalha Laurita Ortega Mari foram:

• Leticia Santana dos Santos Monteiro e Jessica Gabriela Elias, homenageadas pelo vereador Alex Bodinho
  • Maria José Dionísio da Silva e Layla Pereira Fernandes de Almeida, homenageadas pelo vereador Anderson Nóbrega
  • Maria Aparecida Rodrigues e Cassia Regina de Jesus Martins, homenageadas pelo vereador Dr. André da Sorriso
  • Rosangela Jorge e Roseli Ferreira, homenageadas pelo vereador Carlinhos do Leme
  • Sandra Coimbra da Silva e Maria do Socorro Barbosa, homenageadas pela vereadora Érica Franquini
  • Magda Yoshida e Rosa Maria das Neves Tavares, homenageadas pelo vereador Celso Rodrigo Gallo
  • Eliana Gonçalves Ribeiro e Maria Amélia Santos Alencar, homenageadas pela vereadora Joice Silva
  • Maria Lidelma Pereira da Silva e Maria Lucidalva da Silva, homenageadas pela vereadora Luzia Aprígio
  • Sonia Maria Nalini da Silva e Dayanne dos Santos Figueiredo Gusmão, homenageadas pelo vereador Marcos Paulo-Paulinho
  • Sônia Regina dos Santos e Marizete Avelino Rodrigues, homenageadas pelo vereador Nezito
  • Edna Trindade Pires e Claudimara Pante, homenageadas pelo vereador Enfermeiro Rodney