Em primeira votação, Câmara aprova alterações no Plano Diretor

Os vereadores da Câmara Municipal de Taboão da Serra aprovaram por unanimidade na sessão desta terça-feira, dia 1º, o projeto enviado pelo Executivo alterando o zoneamento de 17 áreas em toda a cidade. A votação foi acompanhada por integrantes de movimentos sociais de moradia, que lotaram o plenário da Câmara Municipal.

Entre as alterações a que teve mais destaque foi o aumento do número da área de Zeis (Zona Especial de Interesse Social) para a construção de moradias populares. Antes das mudanças, Taboão da Serra tinha destinados 435 mil metros quadrados para Zeis, com as alterações o número saltou para 680 mil.

Segundo o presidente da Câmara Municipal, Eduardo Nóbrega, o mais importante foi a ampliação das Zeis. “Taboão da Serra tem um déficit de quase 20 mil habitações e as mudanças foram debatidas com a sociedade civil, com os movimentos sociais e conseguimos chegar em um consenso que agradou a todos”, garantiu.03-07-14

No Parque Laguna houve uma alteração do zoneamento, criando um novo Parque Industrial. Na Kizaemon Takeuti, na esquina com a Benedito Cesário de Oliveira, o terreno que estava destinado a Zeis foi alterada para que possa abrigar comércios. “Para compensar essa mudança, o prefeito Fernando Fernandes colocou outros 20 mil metros quadrados d Zeis no Laguna”, justificou Nóbrega.

No domingo, dia 29, a Câmara Municipal realizou uma grande audiência pública que mobilizou centenas de moradores, a maioria ligada ao Movimento dos Sem Teto. Todas as alterações serão publicadas no Diário Oficial do Município e a segunda votação do projeto deve acontecer na próxima semana.