Eduardo Nóbrega defende mais rigor na Lei do Silêncio em Taboão da Serra

Vereador diz que bares no Pq. Santos Dumont e região central estão abusando e devem ser multados caso não se adequem a legislação.

Durante a última sessão da Câmara Municipal de Taboão da Serra, o vereador Eduardo Nóbrega cobrou uma ação mais rigorosa da Lei do Silêncio em todo município. Segundo o líder do governo, o número de reclamações contra bares que abusam do som alto e de música ao vivo sem proteção acústica vem aumentando nos últimos meses.

Nóbrega protocolou um ofício pedindo que a fiscalização e a secretaria de segurança, através da GCM, façam que a legislação municipal seja cumprida em Taboão da Serra. “Não dá mais para aceitar que maus comerciantes desrespeitem as leis e tirem o sossego dos moradores. A legislação municipal será cumprida”, disse.

De acordo com o vereador, no mês de maio ele recebeu mais de 20 mensagens e ligações com reclamações de comerciantes que desrespeitam a legislação. “Os moradores do Pq. Santos Dumont não têm mais sossego. Ali na Jovina de Carvalho Dáu, na rua da delegacia, está uma bagunça, já falei com o prefeito Fernando Fernandes e vamos solucionar esse problema”.

O vereador disse que é a favor dos comerciantes que se adequaram a legislação municipal. “Não queremos fechar por fechar, queremos dialogar. Os comerciantes que se enquadrarem, vamos permitir que continuem com música ao vivo. Agora quem não se enquadrar, nós vamos agir no rigor da lei. E se tiver que fechar vamos fechar quem descumpre a lei”.

Nóbrega lembrou também que a Lei do Silêncio é um projeto do seu pai, o ex-vereador Olívio. “Se temos certa ordem na cidade devemos a coreagem do ex-vereador Olívio Nóbrega que criou a lei em 2.000. Foi impopular na época, nas pensada no futuro. Na época meu pai foi ameaçado de morte por diversas pessoas que teriam seus negócios atingidos pela lei. Mas são os maus comerciantes que não querem cumprir a lei, os bons cumpriram a legislação”.

O vereador disse que irá se reunir com o secretário de segurança, Gerson Brito, e com o secretário de finanças, Adelço Buhrer, responsável pela fiscalização, para discutir e traçar uma estratégia para que os bares cumpram a lei. “Recebemos reclamações de bares no Centro, no Pq. Santos Dumont, no Maria Rosa, no Jd. Bontempo e no Jd. América. Vamos cobrar que a fiscalização funcione”.

Junho de 2016
Foto: Divulgação / Cynthia Gonçalves

Legenda: O vereador Eduardo Nóbrega que defende primeiramente o diálogo com os comerciantes que descumprem a legislação