Desbravadores realizam evento na Câmara de Taboão da Serra em comemoração a data alusiva

A Câmara Municipal de Taboão da Serra recebeu na última segunda-feira, dia 21, mais de 400 desbravadores de diversos clubes da cidade e região. O encontro marcou as comemorações do Dia dos Desbravadores, a primeira solenidade realizada no município. O grupo planeja um grande evento para o próximo ano.

Segundo Saulo Freitas, líder do grupo Águia Real, a visita a Câmara Municipal foi uma forma de agradecer a aprovação do projeto que alterou a data comemorativa na cidade, para que ela coincidisse com as celebrações em todo o mundo. “Estamos muito agradecidos por ter essa data no calendário oficial de Taboão da Serra”, disse.

Os Clubes de Desbravadores reúne meninos e meninas com idades entre 10 e 15 anos, de diferentes classes sociais, cor, e religião. Uma vez por semana eles se reúnem para aprender a desenvolver talentos, habilidades, percepções e o gosto pela natureza através de atividades ao ar livre como acampamentos, caminhadas, escaladas, explorações nas matas e cavernas.

O vereador Eduardo Nóbrega, autor do pedido de alteração da data, disse que a mudança atende uma reivindicação do grupo de Desbravadores de Taboão da Serra. “Esse foi um pedido feito pelo grupo de Desbravadores aqui de Taboão da Serra. O projeto que cria o dia dos Desbravadores havia sido apresentado pelo meu pai, Olívio Nóbrega, em 2007, e hoje tenho a honra de poder contribuir com essa lei”, afirmou.

A mudança foi necessária para equiparar as comemorações em Taboão da Serra com o calendário nacional, que prevê a comemoração no dia 21 de Setembro. “Só em Taboão da Serra são mais de 500 jovens e adolescentes que participam desse grupo que é um exemplo de cidadania. Acredito que agora teremos uma visibilidade maior dessa data comemorativa”, afirmou Nóbrega.

O Clube de Desbravadores está presente em mais de 160 países, com 90.000 sedes e mais de dois milhões de participantes. Existem oficialmente desde 1950, como um programa oficial da Igreja Adventista do 7º Dia. Um dos ideais do grupo é o combate ao uso do fumo, álcool e drogas.

Participaram do evento os vereadores Eduardo Nóbrega e André Egydio, além do secretário de planejamento, Olívio Nóbrega.