Curso de Primeiros Socorros ensina técnicas para agir em casos de emergência

A Escola do Legislativo da Câmara de Taboão da Serra e o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) promoveram no dia 8 de maio o curso de primeiros socorros a moradores e servidores municipais. Durante quatro horas, os participantes aprenderam técnicas de salvamento e como chamar o serviço de resgate de forma clara, informando as condições da vítima.

“Estamos falando daquilo que pode acontecer em casa. Uma pessoa que pode passar mal, pode engasgar, pode ter uma crise convulsiva. Fazer um treinamento de quatro horas não vai deixar a pessoa profissional, mas ela vai saber – na emergência – o básico que muita gente não sabe, que é solicitar corretamente a ajuda”, afirma Soraia Barros, enfermeira do núcleo de educação do Samu.

Uma das participantes do curso, a servidora da Câmara Municipal, Maria Isabel, afirma estar mais segura para agir em caso de necessidade. “O curso é importantíssimo porque nós podemos nos deparar com situações que não sabemos como lidar com elas. Em casa, no ambiente de trabalho. Há pouco tempo tivemos uma situação em que nós precisamos intervir. E sem orientação fica muito difícil. Agora, com esse curso, nos sentimos mais seguros para lidar com isso”, afirma.

Professor de Kung Fu, Fabio Lachi, fala a respeito do curso. “Nós que atuamos na área de esportes é importante termos os conhecimentos básico na área de primeiros socorros. A maioria tem, mas é importante a reciclagem. É importante para todos”.

“Esse curso pode salvar uma vida, por isso é muito importante. O curso permite que as pessoas saibam como agir antes da chegada dos serviços de resgate”, diz o presidente da Câmara, Dr. André da Sorriso.

No dia 26 de maio, mais duas turmas participam do curso de primeiros socorros oferecido pela Câmara Municipal de Taboão da Serra e pelo SAMU.

Foto: Leandro Barreira / CMTS