Como o cidadão pode participar?

O primeiro passo é escolher o vereador(a) em quem você votou na eleição ou um/uma cujo trabalho você acompanhe ou tenha afinidade. Depois, procure-o(a) e faça sua reivindicação, pedido ou reclamação, pessoalmente se dirigindo à Câmara ou utilizando telefone, e-mail, redes sociais, etc.

Dependendo do assunto, o vereador pode se utilizar das Indicações, Requerimentos ou Projetos de Lei para atender a reivindicação ou solicitação.

Você ainda pode se inscrever na Tribuna Popular que é o espaço dentro da Câmara Municipal, no dia da sessão, onde o cidadão, residente  e eleitor da cidade de Taboão da Serra, tem o direito de usar a palavra por 5 minutos na tribuna, expondo sua reivindicação ou relatando algum problema a todos os vereadores.

Além disso, tem o Projeto de Lei de iniciativa popular garantido pela Lei Orgânica do Município (que é a Constituição do Município). No artigo 46 da legislação, a iniciativa popular poderá ser exercida pela apresentação à Câmara Municipal de projeto de lei subscrito por, no mínimo, cinco por cento do eleitorado do Município.