Comissão debate limpeza pública durante audiência na Câmara Municipal

Na última quinta-feira, dia 18, a Câmara Municipal de Taboão da Serra realizou uma audiência pública para debater a qualidade da limpeza urbana na cidade. O encontro foi convocado pela Comissão de Obras, Serviços Públicos e Atividades Privadas e contou com a participação de representantes da empresa Estre, responsável pelo serviço na cidade.

Durante a audiência pública foi debatido a qualidade dos serviços públicos prestados pela Estre como coleta resíduos sólidos domésticos, transporte até aterro sanitário, varrição das ruas, limpeza após o final das feiras e também o desempenho das equipes de capinagem e roçagem.

A vereadora Érica Franquini, presidente da Comissão, criticou a falta de abertura da empresa para receber solicitações e reivindicações da população. “Fui pessoalmente à empresa levar algumas demandas de roçagem junto com a população e não fomos sequer recebidos pelos representantes. A empresa está aqui para servir a população e precisa melhorar seu atendimento”, disse.

Outra crítica da vereadora é a capinagem do mato alto de praças do Parque Laguna. “Ali é um dos poucos espaços para as crianças brincarem. A praça fica ao lado da empresa, não é possível uma situação dessa. A empresa recebe por esse serviço e precisa realizar o que está no contrato”.

Adriano Chaves, representante Estre em Taboão da Serra, explicou que o fato de não ter recebido a comissão de moradores e a vereadora se deve a uma política de “compliance” (o ato de estar em conformidade com determinadas as leis, normas e regras) da empresa. “Como funcionário da empresa não posso fazer nenhum atendimento sem ter aberto uma declaração no aplicativo informando qual o teor da reunião”. Segundo ele, foi informado que todas as demandas devem ser encaminhadas para a secretaria de obras.

De acordo com Chaves, nesse período o mato cresce muito rápido e a limpeza da praça do Laguna já havia sido feita em novembro. “De La pra cá o mato cresceu muito rápido. A diretriz [dos serviços que serão executados] vem da prefeitura. Naquele momento estávamos fazendo outros locais, precisamos parar e direcionar para o Laguna”.

O vereador Dr. Ronaldo Onishi disse que faltou diálogo da empresa para atender as demandas da população. “Precisamos saber como funciona esse atendimento porque levamos as reivindicações dos moradores”. Onishi também pediu para que fosse avaliado o aumento do número de equipes de capinagem.

O secretário de obras, Ricardo Resende, afirma que é preciso ponderar quais os serviços mais urgentes. “Estamos estudando o aumento do número de equipe de capina, temos o cobertor curto, se aumentamos um serviço, temos que diminuir outro. Nosso orçamento é limitado, temos que ver onde teremos recurso, isso passa pela responsabilidade fiscal”.

A advogada da Estre, Liz Fonseca, reconheceu a importância do Poder Legislativo na fiscalização e apresentação de reivindicações da população e convidou os vereadores a conhecer todo processo que envolve a limpeza urbana em Taboão da Serra. A empresa também forneceu números de telefone e e-mails para o contato direto e mais urgente com a Estre.

A Comissão de Obras, Serviços Públicos e Atividades Privadas é composta pelos vereadores Érica Franquini (presidente); Dr. Ronaldo Onishi (vice-presidente) e Luzia Aprígio (membro).

Participaram da audiência pública os secretários municipais de Obras, Ricardo Resende e o de Manutenção, Valdemar Aprígio. Adriano Chaves Ferreira, representante da empresa Estre/Cavo em Taboão da Serra e as advogadas Liz Fonseca e Elisa Cristina também estiveram presentes no encontro.

Para acompanhar a audiência pública na íntegra, acesse o link: https://www.youtube.com/watch?v=TBmw7VNCMq8

Fotos: Leandro Barreira / CMTS

Link: https://www.flickr.com/photos/197563938@N07/sets/72177720308398066/with/52909752894/