Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal celebra setembro amarelo

A Comissão Permanente de Direitos Humanos da Câmara Municipal de Taboão da Serra, presidida pela vereadora Joice Silva, comemorou na quinta-feira, 30, o Setembro Amarelo com o tema “Toda Vida Importa”.

Setembro Amarelo é uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio, iniciada em 2015. O mês de setembro foi escolhido para a campanha porque, desde 2003, o dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.

O evento celebrado no plenário da Casa de Leis contou com palestras sobre prevenção ao suicídio tema que mostrou as faces de um problema presente no nosso cotidiano.  “O setembro amarelo é apenas um alerta para um problema que nos acompanha no dia a dia. Essa doença está presente em nossas vidas e o silêncio muitas das vezes leva as pessoas para um caminho sem volta. Por isso temos que estar atento a tudo que acontece ao nosso redor. O suicida em muitos casos não relata o que sente por medo ou falta de orientação. Uma palavra de carinho pode salvar uma vida”, disse a vereadora Joice Silva.

Plínio de Marco (Capitão da Polícia Militar), Bruna Soares (Conselheira de Saúde), Ângela Vale (Assistente Social) e Madalena Ferreira (Enfermeira) palestraram durante o evento mostrando que o suicídio pode ser evitado com ações motivacionais, campanhas institucionais, canais de comunicação aberto ao diálogo e o acolhimento dos órgãos públicos. “Podemos evitar sim que uma pessoa tire a sua vida basta abrirmos os olhos e estendermos as mãos a essa realidade. Um simples gesto pode mudar o rumo da vida dessas pessoas que carregam essa doença dentro de si”, comentou o vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos, vereador Manoel Nezito.

A audiência aconteceu no Plenário da Câmara Municipal de Taboão da Serra com a capacidade máxima limitada ao público em 30% respeitando todos os protocolos de segurança no combate ao Covid-19.

A Comissão de Direitos Humanos tem como presidente a vereadora Joice Silva, vice-presidente, vereador Manoel Nezito e Enfermeiro Rodney, membro.

A audiência pode ser acessada pelo canal do Youtube do Poder Legislativo de Taboão da Serra: https://www.youtube.com/channel/UCAFmU9INqUs3CD420E2nhug.

______________________________________________________________________

Outubro de 2021

Fotos: Leandro Barreira / Imprensa CMTS / Divulgação

Legenda 01: A vereadora Joice Silva, presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal, celebrou o Setembro Amarelo com o tema “Toda Vida Importa”