Mesa Diretora

Na Câmara Municipal de Taboão da Serra a Mesa Diretora é composta por quatro cargos: presidente, vice-presidente, 1º secretário e 2º secretário. Os cargos são ocupados pelos vereadores para um mandato de dois anos e eles são escolhidos em votação direta entre os 13 parlamentares.

A Mesa Diretora é composta da seguinte forma:  Presidente;  Vice-Presidente; Primeiro Secretário e Segundo Secretário.

As funções e obrigações da Mesa Diretora são definidas pelo Regimento Interno da Casa (que pode ser baixado aqui).

O presidente é o chefe do Poder Legislativo Municipal. Ele é o representante legal da Câmara nas suas relações externas, cabendo-lhe as funções administrativa e diretiva de todas as atividades internas, inclusive as legislativas.

É sua responsabilidade representar a Casa perante as autoridades públicas e a sociedade civil. Ainda nas funções, a presidência é quem autoriza a realização de despesas, a prestação de contas dos gastos do legislativo, além de assinar a correspondência oficial.

Já o vice-presidente tem a função de substituir o presidente em decorrência de sua ausência, inclusive assumindo o cargo durante as sessões quando o presidente usa a tribuna. Além disso, eles podem exercer outras funções, de acordo com solicitação da presidência.

Os secretários auxiliam os trabalhos legislativos durante as sessões plenárias.  É da responsabilidade do 1º secretário fazer a verificação do quórum, realizar a chamada dos vereadores, ler a ata, expediente, projetos, indicações e requerimentos constantes da pauta, entre outras funções.

 

Mesa Diretora - Biênio 2023/2024

Érica Franquini

PSDB

PRIMEIRA SECRETÁRIA
Érica Franquini, conhecida como Érica da Enfermagem, é natural da cidade de Embu das…

Nezito

REPUBLICANOS

SEGUNDO SECRETÁRIO
Manoel Nezito Guimarães, mais conhecido como Nezito nasceu na cidade de Olho D’Água,  no…