Clima festivo marca sessão solene de entrega da Medalha Laurita Ortega Mari

Em clima festivo a Câmara Municipal de Taboão da Serra realizou sessão solene, dia 30, para a entrega da Medalha Laurita Ortega Mari criada para agraciar mulheres que se destacam pela prestação de serviço nas mais diversas áreas de Taboão. A entrega da medalha foi oficializada por meio de lei de iniciativa das vereadoras Érica Franquini, Priscila Sampaio, Rita da Saúde e da presidente da Câmara, Joice Silva. A homenagem acontece no mês de março, durante as atividades de encerramento pela passagem do Dia Internacional da Mulher, que marca a luta pela igualdade de gênero, por direitos e contra a violência.

O prefeito Fernando Fernandes, os 13 vereadores de Taboão, secretários municipais, autoridades e as 26 homenageadas participaram da sessão solene festiva.

“O evento foi bonito e bem organizado, de suma importância para Taboão da Serra. Essas homenagens não são unicamente para essas mulheres. Elas personificam o papel da mulher na nossa cidade, no Brasil e no mundo. A mulher é cada vez mais atuante na sociedade e tem papel fundamental. Essas homenagens carregam todo o reconhecimento à importância da mulher na sociedade e nas nossas vidas”, sustentou o prefeito Fernando Fernandes, que também representou a deputada Analice Fernandes, uma das agraciadas com a homenagem.

Em tom de gratidão, o prefeito salientou aos presentes que onde passa faz questão de destacar que não teria chegado onde chegou, e nem conseguido tantas conquistas sem ter ao seu lado, como esposa, a deputada Analice Fernandes. O prefeito ainda lembrou a expressiva participação das mulheres em seu governo, ocupando espaços importantes de poder e contribuindo com a cidade em áreas essenciais.

No final do evento, a presidente da Câmara, Joice Silva, fez um balanço positivo e falou da satisfação de presidir a Casa de Leis na 1ª edição oficial da homenagem destinada às mulheres de Taboão.

“Foi um evento muito bonito. Tivemos 26 mulheres que realmente participam da comunidade e vida da nossa cidade sendo homenageadas. Só tenho a agradecer a Deus pela oportunidade de presidir essa primeira entrega oficial”, destacou.

A entrega da medalha acontecia há 5 anos de maneira informal em Taboão. A primeira edição foi realizada pela então vereadora Fausta leite, que abraçou a proposta de homenagear as mulheres do município sugerida pela saudosa enfermeira, Selma Fátima, falecida há um ano, ícone da luta do movimento negro e de mulheres na cidade. Depois que a vereadora Fausta deixou a Câmara, a vereadora Érica Franquini abraçou o evento e ao longo dos últimos 4 anos realizou as homenagens.

Durante a solenidade de entrega da Medalha Laurita Ortega Maria a enfermeira Selma Fátima foi lembrada com carinho por vários vereadores e recebeu calorosas salva de palmas de um plenário lotado e saudoso.

Veja as mulheres agraciadas com a medalha:

• Alex Bodinho – Ana Izabel Inacia Nascimento/ Josefina Aparecida Olimpio
  • Dr. André da Sorriso – Analice Fernandes/ Arlete Silva
  • Dr. Eduardo Nóbrega – GCM Cláudia Martinez/ Sonia Maria Martins da Silva
  • Carlinhos do Leme – Marilene da Silva Santos Oliveira/ Maria Rita Jesus Oliveira
  • Erica Franquini – Elenita Ribeiro de Santana de Souza/ Zélia Margarida Carolina
  • Johnatan Noventa – Maria Aparecida de Paula/ Maria Luisa da Silva Pereira
  • Joice Silva – Shirlei Gonçalves/ Célia Tomilheiro
  • Dr. Cido da Yafarma – Euridice Gomes Ramalho/ Limdinalva Ferreira de Souza
  • Marcos Paulo de Oliveira – Rosalia Martins de Souza/ Severina Monteiro da Silva
  • Priscila Sampaio – Maria Ciclê de Lima Silva/ Maria de Lourdes Souza Matos
  • Rita de Cassia – Isabel Cristina Barbosa/ Marluci dos Santos Mathias