Cerimônia de posse da nova legislatura será virtual devido à pandemia

A 15ª Legislatura de Taboão da Serra toma posse na próxima sexta-feira, dia 1º, às 10h, mas devido à pandemia do coronavírus e as restrições impostas pela Fase Vermelha do Plano São Paulo, a cerimônia será apenas virtual. O prefeito eleito Aprígio e o vice-prefeito, Buscarini, também tomarão posse no mesmo evento sem a presença do público.

A cerimônia seria presencial mas com restrições, o Cemur que é o local tradicional para esta cerimônia já estava agendado com convites feitos , porém decisão de não realizar a cerimônia presencial mudou quando o governador impôs a fase vermelha, por este fato  á atual mesa diretora da Câmara Municipal visa evitar aglomerações e seguir as recomendações impostas pelo Governo do Estado. Apenas os vereadores eleitos, familiares e o prefeito e vice-prefeito, além de assessores estarão presentes no prédio do Poder Legislativo.

De acordo com o presidente da Câmara Municipal, Marcos Paulo de Oliveira, que irá presidir a sessão solene que dará posse aos eleitos, a decisão foi difícil, mas acertada. “Queríamos fazer um evento no Cemur, respeitando as medidas sanitárias e de proteção, mas nesse momento seria irresponsabilidade fazer essa cerimônia”, disse.

A sessão solene de posse é necessária para que os 13 vereadores eleitos, além do prefeito e do vice, assumam oficialmente os cargos e passem a se responsabilizar pela administração de Taboão da Serra.

Segundo a assessoria da Câmara Municipal, cada vereador irá ficar isolado, ao lado de poucos familiares, em seus respectivos gabinetes. Aprígio e Buscarini deverão ficar na sala da presidência, e todos estarão conectados através de um aplicativo. Toda cerimônia será transmitida pelo Youtube.

Marcos Paulo lembrou que atualmente as sessões ordinárias já estão sendo realizadas desta forma. “Temos uma certa experiência com esse ambiente virtual, não é á situação ideal, nem a que a gente esperava, mas temos que dar o exemplo e lembrar que a pandemia não acabou e temos que evitar ao máximo aglomerações e usar sempre a máscara e usar o álcool em gel, além de lavar as mãos”.

Nova Mesa

Durante a sessão acontecerá também a eleição da nova mês diretora da Câmara Municipal, que irá administrar o Poder Legislativo no biênio 2021-2022. Serão eleitos o presidente, vice-presidente, 1º secretário e 2º secretário da mesa.

No dia 1º tomam posse o prefeito eleito Aprígio (Podemos), o vice-prefeito José Vicente Buscarini (PSD) e os vereadores Marcos Paulo de Oliveira (PSDB), Joice Silva (PTB), Gallo (Republicanos), Érica Franquini (PSDB), Luzia Aprígio (Podemos), Sandro Ayres (PTB),   Anderson Nóbrega (MDB), Nezito (Republicanos), Carlinhos do Leme (PSDB), Alex Bodinho (PL), Ronaldo Onishi (DC), Enfermeiro Rodney (PSD) e André Egydio (Podemos).