Câmara Municipal inaugura prédio próprio com festa e homenagens

Exatamente às 20h10 desta terça-feira, dia 2 de dezembro, a Câmara Municipal de Taboão da Serra escreveu um novo capítulo em sua história. Nesse instante, os vereadores inauguraram oficialmente o prédio que demorou 13 meses para ser erguido. Após 55 anos, pela primeira vez, o Legislativo deixou de ser ‘inquilino’ e passou a funcionar em uma sede própria.

A sessão solene foi concorrida, segundo estimativa da assessoria da Câmara Municipal, mais de 700 pessoas, entre moradores, políticos, lideranças e autoridades prestigiaram a solenidade de inauguração, que foi marcada pela homenagem a ex-vereadores, com a entrega do título de cidadão taboanense.

O novo prédio da Câmara Municipal fica no Jd. Helena, ao lado do Ginásio de Esportes Ayrton Senna, na estrada São Francisco. A área total de construção é de 3 mil m² , o edifício possui dois andares, além do térreo, onde fica todo setor administrativo. O plenário tem capacidade para 200 pessoas, quase o dobro da capacidade do antigo prédio.

Entre as inovações, a sede própria da Câmara Municipal de Taboão da Serra tem acessibilidade (rampas e elevador) para receber deficientes, idosos e pessoas com mobilidade reduzida. Outra novidade é que a construção é ecológica, o telhado capta parte da chuva e armazena em um reservatório e a água é usada no próprio prédio.

Durante a cerimônia, também foi inaugurada a galeria de ex-presidentes da Câmara Municipal, um resgate da memória e da história do legislativo e da cidade. O novo prédio também irá gerar uma grande economia para o Legislativo, uma vez que o aluguel do antigo prédio era de R$ 40 mil por mês.

Solene

A sessão solene que marcou a celebração de inauguração reuniu diversas autoridades municipais e durou pouco mais de três horas. Durante o evento, foram entregues os títulos de cidadania a ex-vereadores que contribuíram com o crescimento da cidade. Todas as honrarias foram aprovadas por unanimidade.

O presidente da Câmara Municipal, Eduardo Nóbrega, relembrou todas as etapas da construção do prédio. “Queria destacar o apoio de todos os vereadores que entenderam a necessidade da construção da nossa sede própria, do prefeito Fernando Fernandes, que cedeu o terreno e colocou o corpo técnico da prefeitura para a o planejamento do projeto e de todo corpo administrativo da Câmara Municipal”.

Nóbrega disse que “o sentimento de permanecer a Câmara como ‘inquilino’ era enfraquecer o Poder Legislativo e cuidar muito mal do dinheiro do povo. R$ 40 mil por mês, há 55 anos, dava para construir 10 prédios como esse. Certamente não aconteceu porque não tinha dinheiro, não tinha o terreno. Mas temos que fazer uma homenagem, todos os ex-vereadores e ex-presidente queriam ter feito. Quem colocou essa primeira pedra, foram os vereadores que passaram por aqui”.

O prefeito Fernando Fernandes disse que a Câmara Municipal é quem melhore representa os moradores da cidade. “Essa Casa representa as aspirações e desejos, ela deve ser o espaço ideal para o debate de ideias, para o estudo de novas leis, para a fiscalização do município, É aqui onde se ouve o mais alto clamor popular e estas portas devem estar sempre abertas a estes clamores”.

O juiz Guilherme Lamas lembrou a importância da sede própria da Câmara Municipal. “É uma honra o Poder Judiciário estar presente em uma data tão importante para Taboão da Serra. Se em 19 de fevereiro de 1959 essa cidade conseguiu a sua emancipação, podemos dizer que hoje, 2 de dezembro de 2014, a Câmara consegue sua emancipação com o prédio próprio”.

Dr. Guilherme ainda disse que “me sinto muito feliz em estar aqui, representando o Poder Judiciário, porque quando os Poderes atuam de forma harmônica, quem tem a ganhar é o povo, que é para quem trabalhamos”.

O ex-vereador Said Jorge de Moraes, um dos mais queridos políticos da cidade, eleito para quatro mandatos, que também foi secretário municipal de educação, esporte, governo e manutenção, representou todos os ex-vereadores na cerimônia. “A sonhada e encantada Câmara Municipal, que todos nós sonhamos em construir. Que a suntuosidade dessa casa esteja a altura e responsabilidade dos parlamentares que obviamente vão trabalhar em prol ao benefício dos taboanenses”.

Participaram do evento de inauguração o prefeito Fernando Fernandes, o vice-prefeito Laércio Lopes, o Juiz Guilherme Lamas, o delegado Gilson Leite Campinas, o capitão Terra, da PM, o presidente da OAB, Acácio Cleto, Valdir Comenali, secretário da Federação Paulista de Futebol, diversos secretários municipais e os vereadores Doda, Carlinhos e Jefferson Siqueira, todos de Embu das Artes.

Os ex-vereadores de Taboão da Serra, Arlete Silva, Paulo Félix, Olívio Nóbrega, Dr. Maurício André, Paulo Silas, Macário, Fausta e Said Jorge de Moraes também prestigiaram a sessão solene. Os homenageados com o Título de Cidadão Taboanense foram:

Adonias Pinheiro da Silva (Pinheirinho), indicado por Eduardo Nóbrega
Olímpio Savazzi, indicado por André Egydio
Luis Teles, indicado por Carlinhos do Leme
Valmir Bandeira Caboré, indicado por Érica Franquini
Jorge Ferraz, indicado por Joice Silva
Medinho, indicado pelo vereador Cido
Airton Antunes, indicado por Luis Lune
José Aprígio, indicado por Luzia Aprígio
Salvador Grisafi, indicado por Marco Porta
Walter Paulo, indicado por Marcos Paulo
Valdevan Noventa, indicado por Ronaldo Onishi
Jair Cardoso, indicado por Professor Moreira

01
   
01 01
   
01 01
   
01 01
   
01 01
   
01 01
   
01 01
   
01 01
   
01 01
   
01 01