Câmara Municipal debate segurança para vans escolares em Taboão da Serra

A Comissão Permanente de Segurança Pública da Câmara Municipal de Taboão da Serra realizou na última quarta-feira, dia 11, uma audiência pública para discutir com as autoridades policiais o aumento no número de roubos de vans escolares. Dados apresentados pelos condutores mostram que pelo menos seis casos foram registrados nos últimos 18 meses.

Participaram da audiência cerca de 40 condutores de vans escolares que puderam ouvir das autoridades policiais que existirá um empenho para prender a quadrilha que vem agindo na região. Os policiais acreditam que todos os roubos tenham sido praticados pelos mesmos bandidos.

A vereadora Érica Franquini, presidente da Comissão, disse que a audiência atingiu seu objetivo. “Essa foi a primeira ação em conjunto que a Câmara Municipal realiza com as policias Civil e Militar, além da GCM. Esse é um problema grave, que angustia e preocupa não só os pais e condutores, mas toda a sociedade”.

Os condutores apresentaram diversas reivindicações, como o aumento na fiscalização de lojas que vendem peças usadas para veículos. “A gente sabe que as vans são roubadas e desmontadas para as peças serem vendidas aqui na região”, disse um condutor.

O comandante do 36º Batalhão da Polícia Militar, Coronel Vittiello, disse que a PM vem intensificando a ronda e que os policiais estão fazendo o acompanhamento de perto de vans escolares. “Temos que pensar em medidas que ajudem a policia a identificar essas vans fora do trajeto, podemos pensar em adesivos que identifiquem cada município da região, se a van estiver em outra cidade, ela será abordada”, citou como exemplo.

Já o delegado da 1ª DP de Taboão da Serra, Dr. Altamiro, disse que poderá reabrir casos mais antigos para seguir com novas diligências e identificar se os criminosos são os mesmos que atuaram em outros roubos. Nos próximos dias a Polícia Civil irá divulgar um retrato falado dos criminosos que agiram em casos anteriores na região.

No último caso registrado no início de abril, seis crianças e o condutor foram levados pelos bandidos até Embu-Guaçu, onde foram deixados em um local ermo.

Participaram da audiência pública os vereadores Eduardo Nóbrega, Marcos Paulo, André da Sorriso, Rita de Cássia e Ronaldo Onishi, além do vice-prefeito, Laércio Lopes. Diversas autoridades das Polícias Civil e Militar e representantes da GCM acompanharam a reunião.

_____________________________________________________________________________________________________

Abril de 2018
Foto: Leandro Barreira / Divulgação