Câmara Municipal debate segurança com autoridades policiais durante audiência pública

A Comissão Permanente de Segurança Pública da Câmara Municipal de Taboão da Serra realizou na manhã desta quinta-feira, dia 29, a primeira audiência pública do ano para debater as ações que estão sendo realizadas no município pelas policias Militar e Civil, além dos investimentos que a prefeitura está fazendo na Guarda Civil Municipal.

Os vereadores tiveram a oportunidade de questionar as autoridades policiais e pediram para que as reivindicações da população sejam atendidas, principalmente nos bairros onde a violência cresceu nos últimos seis meses. Érica Franquini, presidente da Comissão, disse que a audiência foi produtiva e que irá convocar uma nova reunião no segundo semestre.

“Tivemos boas notícias da Polícia Militar, da Polícia Civil e da GCM. Sabemos que o combate a criminalidade é uma luta sem fim, mas começamos a enxergar uma solução para desafios que temos hoje; O aumento do efetivo policial e mais viaturas são fundamentais. Os índices de crimes na cidade estão caindo um pouco, é um começo, mas tem que ser contínuo”, disse a vereadora Érica.

As notícias apresentadas pelas forças policiais são animadoras. A mais importante delas veio do Tenente Coronel Vittiello, da Polícia Militar, responsável pelo 36º DP, que atua em Taboão da Serra e Embu das Artes. Segundo ele, a Força Tática irá voltar para as duas cidades nos próximos meses. Serão seis viaturas e 24 homens.

Outra informação positiva apresentada na audiência é a chegada de novas motos para a Rocam. “Em pouco tempo vamos dobrar o número atual de viaturas, de 16 vamos passar para 34. Metade para Embu e metade para Taboão da Serra. Hoje sabemos que o que prende mesmo são as motos, principalmente na periferia, onde as ruas são estreitas”.

Representando a Polícia Civil, o delegado assistente Israel Rovaroto Presoto Jr, afirmou que o novo delegado Seccional, Dr. Antonio José Correia de Sampaio, que assumiu no início do ano, fez uma redistribuição de policiais, aumentando o efetivo nas delegacias. Outra novidade apresentada é que a delegacia Seccional, atualmente na rodovia Régis Bittencourt, será transferida para a região central para facilitar o acesso dos moradores.

Já Dr. Cristian Nimoi, delegado do 2º DP no Pirajuçara, pediu que houvesse mais divulgação do distrito recém-inaugurado na Kizaemon Takeuti. “Muitas pessoas ainda não procuram a delegacia do Pirajuçara porque não sabem que ela está funcionando 24 horas por dia, inclusive nos fins de semana. Precisamos aumentar mais essa divulgação”.

Sandro Léo, comandante da GCM, informou em primeira mão que o prefeito Fernando Fernandes autorizou a contratação de 35 novos guardas. “Esses novos GCMs vão passar pelo treinamento e em breve estarão nos ajudando nas ruas da nossa cidade, aumentando a nossa presença no município”.

Vereadores

O debate foi muito importante para que novas ações sejam realizadas pelo Parlamento. O vereador Cido disse que ações de repressão a criminalidade devem ser acompanhada de iniciativas educativas. “Nós temos que ter políticas públicas para nossas crianças e adolescentes, temos que cuidar da ordem, termos um bom efetivo, mas se não cuidarmos da nossa base estaremos enxugando gelo. A prefeitura de Taboão da Serra vem criando centro de convivências, capacitando jovens, para que eles tenham um futuro e permaneçam longe do crime”, disse o vereador Cido.

Para o vereador Eduardo Nóbrega, “segurança vai muito além das ações policiais”. Ele afirmou que a prefeitura vem fazendo uma série de iniciativas para capacitar jovens como “o Projeto Lado a Lado”. Porém Nóbrega disse que “o aumento do efetivo é uma das ações mais urgentes porque existem problemas serem resolvidos. A questão da Força Tática já foi resolvida, isso é importante, mas estamos querendo mais policiais”.

O vereador André Egydio disse que é preciso ampliar a discussão com a sociedade. “Temos que debater quais mecanismos de segurança queremos implantados aqui em Taboão da Serra. Estamos diante de grandes especialistas, pessoas dedicadas da Polícia Militar, da Polícia Civil e da GCM, temos que colocar em prática todas as sugestões que tiramos daqui hoje”.

Estiveram presentes na audiência pública os vereadores Érica Franquini, presidente da Comissão, Eduardo Nóbrega, André Egydio, Alex Bodinho e Cido, além do vice-prefeito Laércio Lopes que também participou dos trabalhos. José Junior, presidente da Conseg do Monte Alegre e Solange Alves, da Conseg do Pirajuçara marcaram presença, como diversos policiais militares, GCMs e policiais civis.

________________________________________________________________________________

Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Taboão da Serra
Junho de 2016
Fotos: Eduardo Toledo