Câmara Municipal de Taboão lança “Videoaulas” sobre regimento interno da Casa

A Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Taboão da Serra lançou o projeto “Videoaulas”, que fala sobre o regimento interno e funcionamento do Poder Legislativo da cidade.

O público alvo dessas “videoaulas” são funcionários, vereadores e assessores.

Segundo o diretor da Escola do Legislativo, Adalberto Graciano, o objetivo das “videoaulas” é possibilitar um estudo mais aprofundado do regimento interno da casa. “A ideia surgiu de uma demanda de assessores e servidores do Poder Legislativo no sentido de entender melhor o funcionamento das sessões, do processo legislativo das comissões e outros procedimentos da casa”, explicou o diretor.

Adalberto Graciano lembrou ainda que esse trabalho é pioneiro na região e a Câmara Municipal de Taboão da Serra sai na frente servindo de inspiração para outras Casas Legislativas direcionarem seus estudos sobre seu regimento interno. “É um trabalho importante porque leva ao público alvo das “videoaulas” uma visão mais abrangente do regimento esclarecendo todas as dúvidas que possam surgir no dia a dia dos trabalhos na Câmara”, esclareceu Adalberto.

Para o secretário da Escola, Victor dos Anjos, o regimento interno é um documento de 1973 e o estudo deveria ser feito porque alguns pontos do material estavam em desuso. “Destacamos o que era mais relevante para a atual rotina da Câmara através do projeto facilitando assim o entendimento do regimento interno, sua didática e seus principais artigos. Utilizamos o desenho cuja personagem chamada Alessandra pontua os destaques de cada título do regimento”, comentou.

As “videoaulas” contaram com o apoio do presidente da Câmara, vereador Carlinhos do Leme e dos demais parlamentares da casa assim como a Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e Contas (ABEL), Associação Paulista das Escolas do Legislativo e Contas (Apel) e a Diretora do Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento da Câmara dos Deputados, Juliana Werneck.

_____________________________________________________________________________

Setembro de 2021

Foto: Leandro Barreira / Imprensa CMTS / Divulgação

Legenda 01: Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Taboão da Serra lançou o projeto “Videoaulas” sobre o regimento interno do Poder Legislativo da cidade