Câmara Municipal aprova projeto que prevê ações de combate ao mosquito Aedes aegypti

Na sessão da última terça-feira, dia 8, os vereadores aprovaram, por unanimidade, o projeto que institui em Taboão da Serra uma campanha anual de combate ao mosquito Aedes aegypti, que transmite a dengue, zika e chikungunya. A iniciativa é do vereador Carlinhos do Leme que apresentou o projeto em regime de urgência.

Pela proposta aprovada na Câmara Municipal, o Poder Executivo irá realizar uma campanha municipal de prevenção de combate ao mosquito. Sempre aos segundos sábados de outubro, será realizada uma grande mobilização para alertar sobre os perigos das doenças transmitidas pelo mosquito, além de informar sobre o combate e a eliminação dos criadouros.

Segundo Carlinhos do Leme, a ação acontecerá em outubro para iniciar a prevenção no período de chuvas. “Esse é um perigo constante, temos que alertar e informar a população, é um trabalho de conscientização que envolve o poder público e a sociedade civil. Essa é uma luta de todos”.

O projeto prevê além de campanha de conscientização, mutirões e também da criação de um canal de contato para que a população possa fazer denúncias sobre possíveis focos do mosquito Aedes aegypti. “Hoje já temos na cidade o Disque Dengue que atende através do 4788-5609, mas queremos também uma interação com a população através da Internet”.

Carlinhos do Leme disse que terá na próxima semana uma reunião com o prefeito Fernando Fernandes para agilizar a publicação da lei e já iniciar os preparativos para a campanha de conscientização deste ano. “Vamos ter eventos multidisciplinares, envolvendo os alunos da rede pública”.