Câmara Municipal aprova projeto Família Hospedeira em Taboão da Serra

Na noite da última terça-feira, dia 20, a Câmara Municipal de Taboão da Serra aprovou, por unanimidade, o projeto da vereadora Joice Silva que cria no município o programa Família Hospedeira. O objetivo do projeto é incentivar famílias a levarem par ao convívio familiar crianças que estão internadas em abrigos da cidade.

As famílias que quiserem participar do programa deverão se cadastrar, permitindo, mediante diversos requisitos, que a família acolha, temporariamente, as crianças e adolescentes que estejam abrigadas nas instituições de Taboão da Serra. O projeto incentiva a adoção permanente.

Segundo a vereadora Joice Silva, as crianças e adolescentes que estão abrigadas terão a oportunidade de eventos esportivos, religiosos, comemorativos como Natal, Dia das Crianças, Réveillon, e passeios a família hospedeira. “Essa experiência já existe em outras cidades e dá para as crianças a oportunidade de terem uma família, seja por um final de semana, nos feriados, no período férias ou alguns dias. A família é muito importante na vida de um ser humano, é a base de tudo”, disse na tribuna.

A sessão da Câmara Municipal contou com diversos convidados ilustres, entre eles o juiz Guilherme Lopes Alves Lamas, da Vara Criminal e da Vara da Infância e Juventude do Fórum de Taboão da Serra.  Ele elogiou a iniciativa e disse que espera que o problema seja discutido pela sociedade taboanense. “Só por esse tema ter sido debatido já mostra que há um propósito para cuidar das crianças”.

De acordo com dados apresentados pela vereadora Joice Silva, Taboão da Serra tem cerca de 50 crianças abrigadas em instituições que tem condições de serem atendidas pelo projeto. “Temos um grande numero de crianças que se enquadram nessa situação que está prevista no projeto. Depois de sancionado, depende de a população aceitar esse projeto e se cadastrar para ser uma família hospedeira”, lembrou o juiz.

Participaram da sessão as advogadas Débora Santos e Márcia Garcia, a secretária de assistência social Arlete Silva, Padre Carlos, o vice-prefeito Laércio Lopes, Maria Aparecida Silva, da Instituição Asas Brancas, Neusa Lourenço, conselheira tutelar de Taboão da Serra e Acácio Cleto, presidente da OAB.

Clique aqui e veja o projeto aprovado pela Câmara Municipal

20mai14  12821 20mai14  12821 20mai14  12821