Câmara de Taboão oficializa entrega da Medalha Laurita Ortega Mari

Os vereadores de Taboão da Serra oficializaram por meio de projeto de lei, na terça-feira, 14 a entrega da Medalha Laurita Ortega Mari,  destinada a agraciar mulheres que se destacam pela prestação de serviço nas mais diversas áreas  da cidade.

O projeto de lei assinado pela presidente da Câmara Municipal, Joice Silva e as vereadoras  Érica Franquini, Priscila Sampaio e Rita da Saúde permitirá que a Casa de Leis assuma a realização do evento. A Lei estabelece que a homenagem ocorra no dia 31 de março, esse ano, excepcionalmente, a homenagem será prestada no dia 30.

A presidente Joice Silva explicou que assim como acontece na medalha 19 de Fevereiro, cada vereador vai indicar duas mulheres que prestam serviço à cidade. “Na próxima terça-feira os parlamentares vão apresentar os nomes das suas agraciadas  e no dia 30 haverá a entrega aqui na Câmara”, comemorou a presidente Joice Silva.

A entrega da medalha já acontece há 5 anos na cidade.  A primeira edição foi organizada pela então vereadora  Fausta leite, atendendo pedido da  saudosa enfermeira, Selma Fátima, falecida há um ano, ícone da luta do movimento negro e de mulheres em Taboão da Serra. À época a enfermeira pertencia ao Conselho Municipal de Saúde.

Depois que Fausta Leite deixou a Câmara a vereadora Érica Franquini abraçou o evento e durante 4 anos realizou as homenagens, arcando por conta  própria todos os  custos do evento, como acontecia desde a sua criação.  A partir da aprovação da lei todas as despesas decorrentes da homenagem ficarão por conta do orçamento do Legislativo.

Érica Franquini falou de tribuna sobre a importância da homenagem virar lei e disse que a aprovação honra a história de Taboão ao valorizar a primeira prefeita mulher eleita no Brasil, logo depois das mulheres conquistarem o direito ao voto. Laurita Ortega Mari foi uma prefeita pioneira, conhecida na época por ser visionária,  destemida e prestar assistência direta aos moradores mais necessitados e às crianças.

“Nós mulheres de Taboão temos que sentir orgulho por saber que tivemos a primeira prefeita eleita do país. A prefeita Laurita entrou na história da cidade e do Brasil e essa homenagem às mulheres é bem mais que merecida”, observou Érica Franquini.

Após a aprovação da entrega da Medalha Laurita Ortega Mari virar lei, os vereadores se revezaram na tribuna em  discursos de elogio e reconhecimento às lutas femininas. Professor Moreira, Dr. Ronaldo Onishi e Dr. Eduardo Nóbrega se fizeram  falas de reconhecimento à importância das mulheres e seu trabalho.

____________________________________________________________________________________________________________________________

Março de 2017
Foto: Divulgação
Legenda: Audiência Pública foi realizada pela Comissão Permanente de Direito do Consumidor