Câmara de Taboão homenageia mulheres na 5ª edição da Medalha Laurita Ortega Mari

Em homenagem póstuma a enfermeira Selma Fátima, uma das idealizadoras da Medalha Laurita Ortega Mari, criada para agraciar mulheres que se destacam em Taboão, a Câmara Municipal realiza nesta quinta-feira, 31, às 19h, a 5ª Edição de Entrega da Medalha Laurita Ortega Mari. O evento encerra as comemorações relativas ao mês da mulher.

Laurita Ortega Mari foi prefeita em Taboão da Serra e entrou na história como a primeira prefeita mulher do Estado de São Paulo e a segunda do Brasil. A 1ª edição da Medalha foi organizada pela ex-vereadora Fausta Leite. As demais estão sob a coordenação da vereadora Érica Franquini.

Em 2015, cheia de vida e com animação contagiante, Selma Fátima disse na abertura da homenagem que a história de dona Laurita Ortega inspira mulheres até os dias de hoje.

A medalha Laurita Ortega Mari foi idealizada pelo Conselho Municipal de Saúde, em 2012, num ato de protesto ao fato da medalha 19 de Fevereiro ter poucas mulheres entre as agraciadas. Será o terceiro ano que a vereadora Érica Franquini encabeça o evento na Câmara Municipal. Ela lembra a importância da participação das mulheres na política e destaca as conquistas e desafios enfrentados no dia a dia.

“Pedimos igualdade entre homens e mulheres, temos que brigar duas vezes para conquistar o mesmo espaço dos homens, não seremos mais relegadas a segundo plano. Nós, mulheres, temos que nos valorizar, somos 52% da população brasileira”.
O presidente da Câmara Municipal, vereador Cido, falou da importância das mulheres na sociedade atual e parabenizou a organização pelo evento. “É uma homenagem justíssima por tudo que vocês, mulheres, têm feito pela nossa cidade, pelo nosso estado e pelo nosso país. Essa medalha é o nosso agradecimento e reconhecimento por tudo o que vocês fazem e produzem”.

Entre as homenageadas da 5ª edição estão:

Renata Paschoal;

Maria Caldeira;