Câmara de Taboão da Serra realizou audiência pública de prestação de contas da saúde

A Comissão Permanente de Saúde Pública da Câmara Municipal de Taboão da Serra realizou audiência de prestação de contas da saúde no último quadrimestre de 2015. Durante a audiência a secretária de saúde, Raquel Zaicanner, apresentou dados de atendimento nas unidades de saúde do município, falou das ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti e disse que a cidade aplica mais de 30% do seu orçamento na saúde.

A presidente da Comissão de Saúde, vereadora Joice Silva, lembrou que a audiência pública é o espaço apropriado para que os moradores encaminhem suas solicitações. Ela falou do esforço que vem sendo feito pela administração para melhorar a saúde a despeito da crise financeira. Para melhorar a participação dos moradores na audiência a Joice Silva abriu ao público a oportunidade de enviar demandas, sugestões e críticas por meio do Facebook da Câmara, do site institucional ou da Ouvidoria do Legislativo.

“Todos os munícipes que estiveram presentes na audiência puderam apresentar suas solicitações de forma democrática. Tivemos a oportunidade de ouvir a secretária, os vereadores e todos aqueles que quiseram se manifestar. Ficou claro o esforço que os profissionais e o governo estão fazendo para melhorar a saúde. As dificuldades existem, mas estamos fazendo a nossa parte, contribuindo para melhorar a nossa saúde. Não podemos fazer parte do time ‘quanto pior melhor’”, disse a presidente da Comissão de Saúde.

Os moradores presentes na audiência solicitaram mais agilidade na marcação de consultas, relataram dificuldades de obter determinados remédios e pediram que a administração adote medidas em relação aos imóveis abandonados e daqueles que mantém criadouros de mosquito Aedes Aegypti. Uma moradora do Parque Pinheiros elogiou o atendimento de saúde. Ela disse que recebe atendimento de qualidade na rede municipal em todas as áreas que sempre precisou.

“Taboão da Serra foi pioneira em ações contra a dengue na região. Nós alertamos isso aqui em audiência pública. Dissemos que ia ter aumento de casos, como ocorreu. Mas se a gente não tivesse se mobilizado e feito a prevenção seria muito pior. É preciso lembrar que 85% dos criadouros da Dengue estão dentro das casas”, alertou  a secretária.

A audiência é um dispositivo legal que permite que a Câmara Municipal fiscalize os investimentos na saúde que são realizados pela prefeitura. “A audiência é uma oportunidade para a população participar da audiência dando sugestões e fazendo críticas para que o sistema municipal de saúde melhore cada vez mais”.

Participaram da audiência o presidente da Câmara, vereador José Aparecido Alves, o Cido, a vice-presidente da Comissão de saúde, Érica Franquini e os vereadores Eduardo Nóbrega, Eduardo Lopes Luiz Lune, Luzia Aprígio e Ronaldo Onishi.