Câmara de Taboão da Serra realiza 1º Encontro sobre Autismo na região

 

Na última terça-feira, dia 7, a Câmara Municipal de Taboão da Serra realizou o 1º Encontro de Autismo realizado na cidade. A iniciativa, pioneira em toda a região, debateu ações para capacitar profissionais da saúde e da educação, além de relatar experiências de profissionais que cuidam de crianças e adolescentes com autismo. Cerca de 150 pessoas prestigiaram o evento.

O vereador Ronaldo Onishi, autor da lei que cria em Taboão da Serra a Semana do Autismo, dirigiu os trabalhos que contou com a palestra de diversos profissionais da área de saúde. “Tivemos aqui especialistas que deram palestras, nos ensinaram bastantes sobre o autismo, foi muito rico e encorajador. Foi um encontro que aconteceu pela primeira vez na região, somos pioneiros no debate e abordagem desse tema e isso nos orgulha muito”, afirmou.

O secretário de educação de Taboão da Serra, professor João Medeiros, expôs as ações que estão sendo realizadas pela prefeitura para atender essas crianças. “A inclusão dos alunos ainda é um desafio, temos muito que aprender, mas no Amor Perfeito já temos ótimas experiências. Hoje, as crianças com autismo, as que têm mais dificuldade, estudam em dois turnos, um na escola delas e em outro turno elas ficam no Amor Perfeito”.

A programação do encontro contou com palestras do psiquiatra Dr. Leonardo Maranhão, da especialista em odontologia para paciente com necessidades especiais, Dra. Adriana Zink, da médica Roseane Lowenthal, coordenadora da unidade de referência em TEA, da Santa Casa de São Paulo, além do psicólogo Samuel Ferreira Moraes, da pediatra e homeopata especializada em saúde mental infanto juvenil, Dra. Maria Solange Gosik e de Vilma Aloísio Nascimento, supervisora da educação inclusiva de Taboão da Serra.

As palestras, que aconteceram no plenário da Câmara, marcaram a abertura da Semana do Autismo em Taboão da Serra. Outros eventos na secretaria de saúde e no Parque das Hortênsias aconteceram na quinta e sexta-feira. “Essa foi abertura da Semana, um seminário, o primeiro de muitos. Queremos que a questão do autismo seja tratada como política pública, não só em Taboão, mas em toda a região”, defende Onishi.

Taboão da Serra tem 84 crianças com autismo matriculadas na rede pública de educação. “Nossa intenção é capacitar nossos profissionais, os professores, os auxiliares de classe. No dia 5 de maio teremos um curso voltado para o autismo e outras necessidades especiais para capacitar cada vez mais os nossos profissionais da educação”, explicou João Medeiros.

Atualmente a estimativa é que haja dois milhões de pessoas com autismo, cerca de 1% da população. No mundo, a ONU estima que o número de autistas chegue a 70 milhões. O Dia Mundial do Autismo é comemorado no dia 2 de abril.

15-10-15-03 15-10-15-04
15-10-15-05 15-10-15-06
15-10-15-07 15-10-15-09
15-10-15-10 15-10-15-11
15-10-15-12 15-10-15-13
15-10-15-14 15-10-15-15