Câmara aprova projeto da Vereadora Priscila Sampaio que prevê campanha para ajudar a encontrar pessoas desaparecidas

A Câmara Municipal de Taboão da Serra aprovou por unanimidade o projeto da vereadora Priscila Sampaio que prevê uma campanha de divulgação batizada de “Não Espere 24 Horas”, que busca levar informações sobre pessoas desaparecidas. A proposta visa dar mais alcance a lei federal 11.259/05 que determina a investigação imediata de crianças e adolescentes desaparecidos.

O projeto da vereadora Priscila Sampaio determina que uma cópia da “Lei da Busca Imediata” seja afixada em locais públicos como o Conselho Tutelar, delegacias, em escolas da rede pública estadual e municipal, além do transporte público e do Conselho Municipal da Criança e Adolescente.

A medida busca levar ao conhecimento da população as alterações que foram feitas na lei federal. “Antigamente era preciso que a criança ou adolescente ficasse 24 horas desaparecido para que pudesse registrar a ocorrência e começar a busca pelo desaparecido. Isso mudou, a lei determina o início da investigação imediatamente e isso precisa ser divulgado para a população de Taboão da Serra”, disse a vereadora Priscila Sampaio.

A parlamentar justificou seu projeto dizendo que o início rápido das buscas acaba sendo, muitas vezes, fundamental para a localização da criança ou adolescente desaparecido. “A Lei da Busca Imediata é desconhecida ainda, precisamos levar essa informação para a população através de uma campanha, com a afixação da lei em locais de grande circulação”, disse Priscila Sampaio.

De acordo com dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública para uma pesquisa do Comitê Internacional da Cruz Vermelha, pelo menos oito pessoas desaparecem por hora no Brasil, cerca de 250 mil pessoas por ano. Desse total, acredita-se que 40 mil sejam menores de 18 anos.

Junho de 2020
Foto: Leandro Barreira / Divulgação / Imprensa CMTS
Legenda: Vereadora Priscila Sampaio tem lei aprovada para criação da campanha “Não Espere 24 Horas”,  para ajudar a encontrar pessoas desaparecidas