Audiência Pública discute prestação de contas da Saúde na Câmara de Taboão da Serra

A comissão permanente de saúde pública da Câmara Municipal de Taboão da Serra realizou na manhã desta quinta-feira, dia 6, uma audiência pública para discutir a prestação de contas dos investimentos e atendimentos da prefeitura realizados no primeiro quadrimestre do ano.

Participaram da audiência pública os vereadores Érica Franquini, presidente da comissão, Professor Moreira, Marco Porta, Marcos Paulo, Ronaldo Onishi e Cido, além do secretário de governo, Cândido Ribeiro e Selma da Enfermagem, presidente do Conselho de Saúde.

Durante a audiência pública, a secretária de saúde demonstrou os números de atendimentos realizados no período e os investimentos feitos pela prefeitura. No primeiro quadrimestre foram realizadas mais de 46 mil procedimentos na atenção básica de saúde e mais de 138 mil consultas médicas de emergência.

O número de atendimentos de enfermagem da atenção básica no período chegou foi mais de 186 mil. As intervenções odontológicas chegaram a 47 mil.

A secretária Raquel Zaicaner disse que os atendimentos no PS Antena, após a SPDM ter assumido o gerenciamento, estão mais rápidos e melhores. “O atendimento está demorando em média 40 minutos, antes chegava a sete horas. Ainda não está do jeito que queremos, mas já sentimos que está melhorando muito”.

Os vereadores questionaram os valores investidos no período. A secretária garantiu que a prefeitura está destinando o mais do que o percentual obrigatório pela constituição. Nos quatro primeiros meses o município arrecadou R$ 136 milhões ao todo e investiu 19,94% do montante na saúde.

A vereador Érica Franquini, presidente da comissão de saúde, fez um balanço positivo da audiência pública. “Foi bem proveitosa, tivemos acesso aos dados relativos ao primeiro quadrimestre e esperamos que esse choque de gestão seja percebido pelos usuários o mais rápido possível”.