4º Fórum de Combate à Pedofilia debate ações e prevenções em Taboão da Serra

Taboão da Serra realizou nesta quinta-feira, dia 3/10, o 4º Fórum de Combate à Pedofilia. A iniciativa, uma realização do vereador Cido da Yafarma, visa debater esse tipo de crime e buscar soluções, capacitar profissionais e dar um maior aparato para a rede municipal acolher as vítimas.

A pedofilia, crime sexual contra crianças, ainda é uma triste realidade no país. Para o vereador Cido, é necessário ações e uma ampla campanha de conscientização das famílias para a prevenção e combate a exploração infantil. “É necessário sempre saber onde estão as crianças, ensiná-los a não aceitar convites, orientá-los, abordar esse assunto. Acima de tudo, os pais precisam conversar muito com os filhos”, disse Cido.

O Fórum começou às 18h30 com a abertura do evento feito pelo vereador Cido, que é autor da lei que instituiu em Taboão da Serra a Semana de Combate à Pedofilia. Em seguida, a palestra da Dra. Deise Fernandes do Nascimento sobre as formas de proteção e prevenção  à violência sexual contra criança e adolescente.

Em seguida a assistente social Cláudia Martins palestrou sobre acolhimento e escuta profissional na instrumentalidade na identificação de possíveis situações de risco. Uma apresentação cultural do Projeto Aparecendo alertou para o problema em forma de teatro, uma forma de denunciar esse tipo de crime.

Encerrando o fórum, a pedagoga Silvia Ferreira Ugrin falou sobre o Abuso e Violência sexual na infância e juventude. Houve um debate público com o público presente sobre o combate à pedofilia.

Cido também falou sobre a importância do Disque 100, um canal que pode ser utilizado para denunciar casos de pedofilia. “Toda violência merece ser combatida, ainda mais quando se trata de uma pessoa vulnerável e o Disque 100 é uma forma de combater, de denunciar esses crimes”.

Além das palestras, durante toda a semana foram outras ações de conscientização e de divulgação do Disque 100, como blitzes em avenidas com a distribuição de panfletos. Participaram do evento os vereadores Ronaldo Onishi e Joice Silva.

Setembro de 2019
Foto: Leandro Barreira
Legenda:  A Câmara de Taboão da Serra foi sede do 4º Fórum de Combate à Pedofilia realizado pelo vereador Cido da Yafarma.