1º Fórum de Mulheres debate ampliação de direitos e maior participação na política

A Câmara Municipal de Taboão da Serra realizou nesta segunda-feira, dia 23, o 1º Fórum da Mulher, uma iniciativa das vereadoras Érica Franquini, Joice Silva e Luzia Aprígio. O evento marcou o início do ciclo de debates sobre a ampliação dos direitos das mulheres e uma maior participação na política taboanense.

O Fórum teve como tema os “Avanços e Desafios da Mulher Taboanense” e contou com palestras de quatro mulheres taboanenses que expuseram suas experiências e história inspiradoras. As palestrantes da noite foram Regina Helena Matarazzo, investigadora da Polícia Civil, a apóstola Rosires  dos Santos, a dona de casa Roseli Moreira e a empresária Inocência Manoel, criadora da marca Inoar, que nasceu em Taboão da Serra e hoje é uma marca mundialmente conhecida.

Segundo Joice Silva, o Fórum foi uma iniciativa para ampliar a discussão da participação das mulheres na sociedade taboanense.  “Queremos que esse evento seja um marco na história das conquistas das mulheres sem perder de vista a necessidade de continuar, lutar para ampliara a participação das mulheres nos espaços políticos e nos poderes. Mulher seu lugar é aonde você quiser, esse é o recado que queremos dar a todas vocês nesta noite”, destacou.

De acordo com a vereadora Érica Franquini, o Fórum serviu para fomentar a participação das mulheres na política. “Queremos cada vez mais que as mulheres se candidatem, que participem da vida política da cidade. Nossa Câmara é a que tem a maior participação de mulheres em toda a região e esperamos que esse número seja maior na próxima legislatura”.

Já a vereadora Luzia Aprígio contou sua história, as dificuldades que enfrentou para chegar ao cargo de vereadora e incentivou as mulheres a entrarem para a vida pública. “Hoje existe um preconceito contra as mulheres no Legislativo, temos mais dificuldades do que os homens para desenvolvermos nosso trabalho, temos que romper com esse estigma e esse fórum é uma iniciativa muito importante”.

O presidente da Câmara, José Aparecido Alves, lembrou o ineditismo do Fórum que foi o primeiro realizado pelo Legislativo em 56 anos de história da cidade. “Esse Fórum é prova de que a  mulher tem o espaço que ela quiser, temos três grandes vereadoras, batalhadoras que estão fazendo um ótimo mandato e que ficaram para sempre na história da nossa cidade”, observou.

A esposa do vereador Carlinhos do Leme, Ana de Jesus, líder comunitária, contou suas experiências e disse que as mulheres não podem ficar na sombra dos homens. “Temos muitas conquistas pela frente, sabemos das nossas lutas e temos um papel importante na construção de Taboão da Serra”.

O vereador Marcos Paulo, em nome de todos os parlamentares, foi o escolhido para homenagear a todas as mulheres presentes. Ele destacou a importância da mulher na obra criadora. Lembrou que Deus deu a mulher o dom de gerar e cuidar da vida.

O prefeito Fernando Fernandes, classificou o evento como “muito interessante” e ressaltou a participação das mulheres do legislativo taboanense.  “Pela primeira vez na história, Taboão tem três vereadoras, e é o município que tem mais vereadoras na região. O fórum é uma iniciativa muito interessante das vereadoras. Taboão tem uma sociedade, que se constrói com essa convivência e com celebrações como essa, em que a gente celebra o nosso povo, e nesse caso as nossas mulheres”, declarou o mandatário.

Conheça as homenageadas no 1º Fórum da Mulher de Taboão

– Analice Fernandes (deputada estadual e primeira-dama)

– Wilma Lopes (esposa do vice-prefeito Laércio Lopes)

– Márcia Regina Araújo Alves (esposa do presidente da Câmara, vereador Cido)

– Ana Lúcia de Jesus Silva (esposa do vereador Carlinhos do Leme)

– Fernanda Ferreira Leite Nóbrega (esposa do vereador Eduardo Nóbrega)

– Patrícia Marchezin Fernandez (esposa do vereador André Edydio)

– Mayra Yuriko Ogura Onishi (esposa do vereador Ronando Onishi)

– Lumi Lune Sakai Fratine (esposa do vereador Luiz Lune)

– Neila Franco Batista de Oliveira (esposa do vereador Marcos Paulo)

– Elizabeth Maria dos Santos (esposa do vereador Marco Porta)

– Luciana Freitas da Silva Fernandes (esposa do vereador Eduardo Lopes)

– Eliete da Silva Sampaio (esposa do vereador Moreira)

– Regina Helena Matazo (investigadora da Corregedoria Geral da Polícia Civil de São Paulo)

– Rosires Busto dos Santos (apóstola)

– Roselita Carmo Moreira (dona de casa)

– Inocência Manoel (empresária – criadora da empresa Inoar)

-Jornalista Sandra Pereira