1º Encontro de Autismo de Taboão da Serra acontece no dia 7

 

A Câmara Municipal de Taboão da Serra será sede, na próxima terça-feira, dia 7, do 1º Encontro de Autismo realizado na cidade. O fórum promovido pelo Movimento Pró-Autista, pela prefeitura de Taboão da Serra e pelas secretarias de Saúde e Educação conta com o apoio do vereador Ronaldo Onishi, autor da lei 2195/14 que criou a Semana da Pessoa com Autismo no município.

A programação do encontro foi planejada para abordar o máximo de temas relacionados ao autismo, como forma de ampliar o debate sobre a síndrome em toda a região. O evento está programado para começar às 9h com uma palestra do psiquiatra Dr. Leonardo Maranhão. Em seguida, a especialista em odontologia para paciente com necessidades especiais, Dra. Adriana Zink, irá expor suas experiências nos atendimentos de pessoas autistas.

Às 10h20 acontece a palestra da médica Roseane Lowenthal, coordenadora da unidade de referência em TEA, da Santa Casa de São Paulo. Em seguida, o psicólogo Samuel Ferreira Moraes irá apresentar para o público as suas experiências. Já às 11h40 é a vez da pediatra e homeopata especializada em saúde mental infanto juvenil, Dra. Maria Solange Gosik. O Encontro termina com a palestra de Vilma Aloísio Nascimento, supervisora da educação inclusiva de Taboão da Serra.

Para o vereador Ronaldo Onishi essa é uma oportunidade de capacitar profissionais da saúde e educação, além de informar a população. “Quando criamos a Semana da Pessoa com Autismo aqui em Taboão da Serra a gente tinha o objetivo de levar para o maior número de pessoas informações para desmistificar o autismo e tenho orgulho de ser o autor dessa importante lei que hoje é realidade na nossa cidade”, disse.

Atualmente, a estimativa é que haja dois milhões de pessoas com autismo, cerca de 1% da população. No mundo, a ONU estima que o número de autistas chegue a 70 milhões. O Dia Mundial do Autismo é comemorado no dia 2 de abril.

Serviço

1º Encontro de Autismo em Taboão da Serra
Terça-feira, dia 7 de abril – das 9h às 13h
Evento aberto ao público em geral
Plenário da Câmara Municipal, estrada de São Francisco, 2013 – Jd. Helena

Conheça os palestrantes

Dr Leonado Maranhão
Psiquiatra e diretor da Clínica Médica Assis. Formado em medicina pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Tem especializações em psiquiatria pela Associação Brasileira de Psiquiatria e em Dependência Química pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Trabalhou como psiquiatra no ambulatório da Marinha do Brasil e no Hospital da Aeronáutica. Foi médico-assistente no Hospital psiquiátrico Vale das Hortências; atuou como psiquiatra no ambulatório no Sistema Brasileiro de Saúde Mental, passou pela Casa de Saúde de São João de Deus, Clínica psiquiátrica Granja Julieta e pelo hospital psiquiátrico Bezerra de Menezes. Atualmente, é médico ambulatorial e diretor da Clínica Médica Assis; membro do International Early Psychosis Association, na Austrália; membro do Neuroscience Education Institute, na Califórnia (EUA), membro da National Association of dual Diagnosis (NADD), em Nova York (EUA); membro da Medscape Education Association, também em Nova York e membro da Associação Autism Europe.

Dra Adriana Zink
Especialista em odontologia para pacientes com necessidades especiais; mestre em ciências da saúde; Doutoranda em odontopediatria; Presidente da câmara técnica de pacientes especiais do CROSP.

Dra Rosane Lowenthal
Mestre e doutora em distúrbios do desenvolvimento pela Universidade presbiteriana Mackenzie. Pos doutorado em psiquiatria clínica na UNIFESP. Coordenadora da Unidade de referencia em transtornos do espectro autista Dr Marcos T Mercadante- CAISM Vila Mariana- Santa casa SP. Conselho consultivo da Ong Autismo e realidade.

Samuel Ferreira de Moraes
Psicólogo –  Experiência de sete anos  com atendimentos individualizados e em grupo com crianças diagnosticadas com TEA (Transtorno do Espetro Autista) e atraso de desenvolvimento.  Atividades desenvolvidas:Role play, saída social, minimização dos comportamentos inadequados (Estereotipias, auto e hetero lesivos, Vocal play, Ecolalia, etc.) e maximização de comportamentos produtivos, ampliar repertório social, habilidades acadêmicas/pré-acadêmicas, brincar compartilhado, brincar funcional e brincadeiras simbólicas,  repertório verbal PECS, orientar, pais, professores e acompanhantes terapêuticos no manejo dos comportamentos inadequados.

Vilma Elisio Nascimento
Atua há 20 anos na Educação. Psicopedagoga, Pedagoga Especialista em Formação de Educadores para alunos com Deficiências Múltiplas e Sensoriais pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Supervisora da Educação Inclusiva em Taboão da Serra Atua na Gestão do CREI- Centro de Referência de Educação Inclusiva Amor Perfeito.

Maria Solange Gosik
 Possui graduação em Medicina pela Universidade de Mogi das Cruzes(1985). Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Homeopatia. Médica pediatra homeopata com especialização em saúde mental infantil e juvenil.