Vereador Marcos Paulo faz homenagem para centenária de Taboão da Serra

Dona Maria da Conceição Pereira de Souza, conhecida como Dindinha, moradora do Jardim Freitas Júnior, recebeu voto de louvor pelos 113 anos de vida

Em dezembro 13 de dezembro de 2018, a munícipe taboanense Maria da Conceição Pereira de Souza completou 113 anos de vida. Como forma de homenagear a família, o presidente da Câmara Municipal de Taboão da Serra, vereador Marcos Paulo, fez um voto de louvor que foi aprovado por unanimidade.

“A dona Maria da Conceição e toda a sua família são riquezas da nossa cidade e é uma honra poder dedicar esse voto de louvor para uma mulher guerreira, que criou sua família e celebra mais de um século de vida”, justificou o presidente, vereador Marcos Paulo.

No bairro e entre os familiares, dona Maria tem o apelido de Dindinha. Em sua história de vida, ela foi escrava e trabalhou durante bom tempo em uma fazenda em Minas Gerais. Naquela época, como os registros eram difíceis, segundo conta a família, ela foi registrada só em 1915, e apesar do documento oficial constar os 103 anos completos, eles afirmam que o ano de nascimento está errado e dona Maria tem 113 anos.

Dindinha teve o total de nove filhos, cinco deles já faleceram. Teve 16 netos, onde sete estão vivos, 32 bisnetos e 19 trinetos. Hoje acamada por problemas nas articulações, a centenária é risonha e gosta de bater palmas. Ela recebe acompanhamento médico em casa, com visitas a cada semestre ou anual e raramente precisam leva-la ao hospital.

A bisneta Lydia, de 16 anos, terceira geração da família, descreveu a emoção do voto de louvor do vereador Marcos Paulo. “Sinto muito orgulho, pois minha bisavó foi escrava, completou os 113 anos sem nenhuma doença, só os problemas nas articulações e sabemos que hoje com tanta violência que há neste mundo, é quase impossível chegar a esta idade”, descreveu.

No início do mês de março, a japonesa Kane Tanaka de 116 anos levou o título de mulher mais velha do mundo pelo livro Guinness World Records.

_____________________________________________________________

Legenda: Maria da Conceição Pereira de Souza completou 113 anos em dezembro de 2018 ao lado da filha e bisnetas